Microsoft tentou comprar a Zynga antes da Take-Two

Imagem de: Microsoft tentou comprar a Zynga antes da Take-Two

Durante um interrogatório no julgamento da Microsoft FTC, o chefe do Xbox, Phil Spencer, revelou que a Microsoft considerou adquirir a gigante dos jogos, Zynga, para dispositivos móveis antes desse acontecimento.

Em suas falas, Spencer também falou sobre os desafios enfrentados no mercado de jogos para celular, afirmando que o Xbox não possuía uma estratégia para alcançar o sucesso nesse segmento.

Ele ressaltou que os jogadores de dispositivos móveis não procuram experiências tradicionais oferecidas pelos consoles Xbox, e os jogadores de console não estão exigindo uma experiência dedicada nos dispositivos móveis.

A Microsoft buscou adquirir a Zynga como uma solução para esse problema, porém a desenvolvedora acabou sendo adquirida pela Take-Two por US $ 12,7 bilhões em 2022, o equivalente a cerca de R$ 60 bilhões.

Essa transação se tornou a maior aquisição de uma empresa de jogos na história naquele momento. Spencer admitiu que a Microsoft investiu "muito tempo" explorando a possibilidade de adquirir a Zynga, mas concluiu que era necessário algo ainda maior para ingressar no mercado de jogos mobile.

"Tenho grande respeito pelas pessoas da Zynga e pelo que elas construíram. No final das contas, para aproveitarmos a oportunidade, acreditamos que precisávamos de algo ainda maior do que a Zynga oferecia, considerando nossa pequena presença inicial no mercado de jogos para dispositivos móveis", disse Spencer.

Em novembro de 2021, a Microsoft voltou sua atenção para a aquisição da Activision Blizzard. Spencer destacou que a Activision é a maior editora de conteúdo móvel fora da China, graças às suas franquias já estabelecidas, como o famoso Candy Crush desenvolvido pela King.

"Passei algum tempo com Amy Hood, CFO da Microsoft, explorando as oportunidades no mercado móvel, e a Activision se destacou como a maior editora de conteúdo móvel. Além disso, é um parceiro com o qual já temos uma longa história de colaboração, o que nos deixou confortáveis com seus estúdios e equipes. No entanto, o mais importante foi o portfólio e o envolvimento que eles têm no mercado de dispositivos móveis", concluiu.

Em 2010, a Microsoft também tentou comprar a Zynga, quando Don Mattrick ainda estava no comando dos negócios do Xbox, mas não teve sucesso nas negociações.

Via: IGN