Microsoft lança novas funções para o Copilot para competir com app de busca do Google

Imagem de: Microsoft lança novas funções para o Copilot para competir com app de busca do Google

A disputa entre Microsoft e Google no campo da tecnologia continua intensa. Agora, a Microsoft decidiu reagir ao novo app de busca dedicado do Google para Windows lançando novidades no seu Copilot, o assistente de IA do Windows, e introduzindo experiências "agentes", com o objetivo de transformar "cada PC com Windows 11 em um PC com IA".

Hey, Copilot!

A Microsoft acredita que a forma mais prática de interagir com o Copilot é por comandos de voz. Por isso, está trazendo novas palavras de ativação e encerramento da conversa para o Windows 11.

Com a função, você pode iniciar a conversa dizendo "Hey, Copilot" depois de habilitar a opção nas configurações do aplicativo. Um ícone de microfone vai aparecer na tela junto com um som indicando que o Copilot está te ouvindo.

Para encerrar, é só dizer "Goodbye" ou tocar no "X". Se não houver interação por um tempo, o próprio assistente finaliza a conversa automaticamente.

Copilot Vision

O Copilot Vision está sendo liberado em todos os mercados onde o Copilot já funciona. Essa função possibilita o compartilhamento da tela do computador ou de um aplicativo específico com o assistente, que consegue analisar o conteúdo e dar respostas e insights em tempo real.

Por exemplo, ele pode mostrar visualmente onde clicar dentro de um programa. Quando você compartilha arquivos do Word, Excel ou PowerPoint com o Copilot Vision, ele analisa o arquivo completo, não apenas o que está visível na tela.

Em breve, usuários do programa Windows Insiders poderão interagir com o Copilot Vision por texto, recebendo respostas na mesma janela de chat, complementando o método de áudio que era o principal até agora.

Copilot Actions e Connectors para arquivos locais

Depois de liberar, em maio, as Copilot Actions na web — que pode, por exemplo, reservar uma mesa no seu restaurante favorito —, a Microsoft agora traz ações do Copilot para arquivos locais, disponíveis para os usuários do Windows Insiders via Copilot Labs.

Com isso, o assistente pode agir diretamente em arquivos no seu PC, seja organizando fotos de férias ou extraindo informações de um PDF.

Os Copilot Connectors possibilitam conectar serviços que você já usa, como OneDrive, Google Drive, Gmail ou Google Calendar, ao Copilot no Windows. Isso significa que ele pode lembrar informações pessoais de diferentes plataformas.

Por exemplo, ao perguntar sobre seus compromissos no dentista, ele mostra automaticamente seu calendário. Também dá para pedir que ele exporte textos para Word, Excel ou PowerPoint, facilitando começar projetos direto do assistente.

Manus AI Agent

O Manus é um novo agente de IA geral que consegue executar tarefas complexas no seu PC com Windows 11 em minutos. Ele pode, por exemplo, criar um site usando documentos que você tem na pasta local com apenas um clique.

Disponível como aplicativo nativo no Windows, o Manus usa o Model Context Protocol para localizar os documentos certos e construir um site sem precisar enviar fotos ou arquivos manualmente.

Ações de IA no Explorador de Arquivos

Agora, ao clicar com o botão direito em arquivos, você encontra a opção "AI Actions", que facilita realizar algumas tarefas, como editar imagens ou resumir documentos.

Para imagens (.jpg, .jpeg, .png), você pode usar a busca visual do Bing para achar produtos ou imagens parecidas, desfocar ou remover fundos e apagar objetos usando o app de Fotos.

Gaming Copilot

A Microsoft também apresenta um assistente pessoal para jogos, integrado diretamente na Game Bar do Windows 11. Com ele, é possível pedir ajuda por voz durante um jogo, receber recomendações ou consultar suas conquistas e histórico de partidas.

Xbox PC App

Agora, é possível acessar sua biblioteca de jogos, aplicativos e histórico de partidas em um único lugar pelo Xbox no Windows e em dispositivos portáteis compatíveis.

Ao instalar um jogo de uma loja suportada, ele aparece automaticamente em "Minha Biblioteca" no app Xbox. Seus jogos na nuvem e histórico de gameplay também acompanham você em todos os dispositivos.