Algumas unidades do iPhone 17 Pro Max estão mudando de cor devido a oxidação

Imagem de: Algumas unidades do iPhone 17 Pro Max estão mudando de cor devido a oxidação

Alguns usuários do iPhone 17 Pro Max têm percebido que a cor do modelo mais chamativo da Apple, o Orange, está mudando aos poucos.

Posts recentes no Reddit mostram que aparelhos começaram a mudar de um laranja vibrante para um tom mais próximo do Rose Gold. Por enquanto, não parece um problema generalizado, mas já está chamando atenção de quem comprou o aparelho.

O motivo desse efeito parece estar relacionado à oxidação do alumínio, que é uma reação natural do metal com o ar, capaz de alterar a cor com o tempo.

Nos iPhones premium, a Apple normalmente aplica uma camada de proteção anodizada que evita esse tipo de reação. Mas, neste lote específico, essa camada pode não ter sido aplicada de forma perfeita, deixando o alumínio exposto e provocando a mudança de tonalidade.

Pelas fotos compartilhadas no Reddit, a alteração de cor aparece principalmente nas bordas e na parte que envolve a câmera, regiões que normalmente mostram desgaste primeiro.

Descolorização do iPhone 17 Pro
Alguns proprietários do iPhone 17 Pro Max disseram que a cor laranja está ficando dourados aos poucos devido a possíveis problemas de oxidação.

A parte traseira do aparelho, provavelmente feita de outro material, mantém o laranja intenso, mostrando que a oxidação não acontece de maneira uniforme entre os diferentes componentes do celular. Um usuário comentou na postagem do Reddit:

"Postei originalmente que meu iPhone 17 Pro Max Orange virou Rose Gold e vi comentários dizendo que era fake, que usei Photoshop, etc. Para atualizar, o telefone virou um Rose Gold mais sólido, e não consigo imaginar coisa mais triste do que photoshoppando fotos de iPhone. Pensei em talvez ir à Apple Store para ver se consigo trocar, já que queria o Orange, não um iPhone rosa."

Enquanto algumas pessoas podem até achar interessante a mudança de cor, a grande maioria quer que o aparelho continue exatamente na cor que pagou.

Até o momento, a Apple não se pronunciou oficialmente sobre o caso, mas provavelmente está acompanhando de perto a situação. Mais relatos vão ajudar a entender se o problema é isolado ou mais comum.

Descolorização do iPhone 17 Pro na parte de trás
A oxidação pode estar fazendo com que a estrutura de alumínio do iPhone 17 Pro Max passe de um tom laranja brilhante para um tom dourado-rosado.

Quem tem um iPhone 17 Pro Max e notar que ele está passando por essa mudança de cor, deve tomar algumas cuidados. Primeiro verifique o aparelho em uma luz neutra para confirmar o desbotamento.

Durante o uso, evite produtos à base de álcool ou panos abrasivos que possam piorar a oxidação, e entre em contato com o suporte da Apple mostrando fotos do problema e pedindo uma avaliação na loja.

Caso seja confirmado, é possível que o aparelho seja substituído dentro da garantia. Esse não é o único problema reportado por usuários do iPhone 17 Pro Max desde o lançamento.

Já havíamos noticiado problemas de arranhões na região da câmera — algo que a comunidade apelidou de "Scratchgate". Também houve relatos de transferência de material em aparelhos expostos nas lojas da Apple, já corrigido com anéis de silicone para o MagSafe.

Além disso, usuários têm tido alguns problemas de software. A Apple já liberou as correções, mas o iOS 26 ainda apresenta instabilidades em alguns casos.

Novas atualizações, como o iOS 26.0.2 ou 26.1, devem chegar ainda neste mês para tentar resolver bugs remanescentes já conhecidos.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.