Microsoft e Activision Blizzard prorrogam acordo de fusão até outubro

Imagem de: Microsoft e Activision Blizzard prorrogam acordo de fusão até outubro

A Microsoft e a Activision Blizzard chegaram a um acordo para estender o prazo de sua fusão enquanto aguardam o resultado das negociações com os reguladores do Reino Unido.

Agora, ambas as empresas terão até 18 de outubro para finalizar a transação, depois de não conseguirem cumprir o prazo original estabelecido ontem.

A CCO da Activision Blizzard e EVP de assuntos corporativos, Lulu Cheng Meservey, destacou que a decisão nos EUA e as aprovações em 40 países demonstram que o acordo é benéfico para a competição, jogadores e o futuro dos jogos.

Diante das aprovações regulatórias em todo o mundo e da confiança de que a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido reconhece as soluções para suas preocupações, os conselhos de administração das duas empresas autorizaram que a fusão não seja concluída antes de 18 de outubro.

O vice-presidente e presidente da Microsoft, Brad Smith, explicou que a prorrogação de três meses visa fornecer tempo suficiente para resolver questões regulatórias finais.

Como parte desse novo acordo, a Microsoft e a Activision Blizzard também concordaram com uma taxa de rescisão mais alta e novos acordos comerciais para a transação.

Agora, a taxa de rescisão será de US $ 3,5 bilhões se a fusão não for concluída até 29 de agosto e aumentará para US $ 4,5 bilhões se o prazo de 15 de setembro passar sem finalização.

Além disso, a Activision concordou em considerar a possibilidade de "manter a empresa ou certos ativos separados ou buscar outras alternativas legais para concluir a fusão" em conformidade com os reguladores do Reino Unido.

Essa abordagem é fundamental para permitir que a fusão prossiga com restrições da CMA. Essa extensão de três meses está diretamente relacionada às negociações constantes entre a Microsoft e a CMA do Reino Unido.

Como informado anteriormente, o regulador do Reino Unido originalmente bloqueou o acordo devido a preocupações relacionadas aos jogos em nuvem no início deste ano.

A Microsoft, no entanto, apelou dessa decisão e agora está se preparando para apresentar uma nova proposta para vender seus direitos de jogos em nuvem no Reino Unido, buscando assim garantir o fechamento do negócio.

Considerando o desfecho atual, aparentemente a Microsoft e a Activision Blizzard estão trabalhando para concluir a fusão muito antes de 18 de outubro.

A CMA também informou que emitirá uma decisão final até 29 de agosto, e ambas as empresas concordaram em aumentar a taxa de rescisão para US $ 3,5 bilhões na mesma data.

Isso sugere que há uma perspectiva realista de que a proposta da Microsoft seja aceita pelo CMA até 29 de agosto, mas a empresa também tem um prazo mais longo caso o regulador precise analisar mais detalhadamente as mudanças nos termos do acordo.

Por fim, em um comunicado interno aos funcionários do Xbox, o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, expressou otimismo sobre a finalização da aquisição:

A Microsoft e a Activision Blizzard continuam otimistas de que concluiremos nossa aquisição, por isso concordamos em estender o contrato de fusão até 18 de outubro de 2023. Embora possamos fechar tecnicamente nos Estados Unidos devido a recentes desenvolvimentos legais, essa extensão nos dá mais tempo para resolver as questões regulatórias remanescentes no Reino Unido.

Quero agradecer a todos por seu tempo e energia no apoio ao processo regulatório e em todo o excelente trabalho que está sendo realizado para o Xbox este ano. Jogadores de todo o mundo ficarão encantados com a incrível linha de jogos que serão lançados nos próximos meses, incluindo Starfield e Forza Motorsport. Também é ótimo ver o trabalho fantástico que as equipes ABK estão entregando para seus jogadores com o lançamento bem-sucedido de Diablo IV e o desempenho contínuo de Call of Duty: Modern Warfare II, e os parabenizamos por suas realizações.

À medida que nos aproximamos ainda mais da linha de chegada, estamos mais empolgados do que nunca em continuar nossa missão de trazer mais jogos para mais jogadores em todos os lugares.

Via: The Verge, @XboxP3, @BradSmi