O mercado de memória RAM entrou em uma fase de verdadeira corrida por estoque. A situação ficou tão complicada que fabricantes como ASUS e MSI começaram a comprar grandes quantidades de módulos no mercado à vista, tentando garantir produtos antes que a situação fique ainda pior.
A indústria de memória está passando por um grande "choque de oferta", e isso fez vários fornecedores aumentarem seus estoques rapidamente. A previsão é que a falta de DRAM continue até 2027.
Por causa disso, tanto empresas fabricantes quanto seus clientes estão se adiantando e comprando o máximo possível para não ficarem sem componente nos próximos meses.
Segundo informações do DigiTimes, ASUS e MSI estariam comprando agressivamente módulos de memória voltados para consumidores, já que essa escassez deve seguir por bastante tempo.
O resultado direto disso é que os preços da RAM devem continuar altos por pelo menos mais um ano. Além disso, alguns fornecedores já pararam de enviar cotações.
As grandes empresas de computação em nuvem estão correndo para garantir módulos RDIMM, enquanto a procura por HBM chegou a novos picos, impulsionada pelo uso pesado de processamento para IA.
A expectativa é que esse cenário siga por vários trimestres. Para quem monta PC ou compra computador no varejo, isso é péssimo, já que o mercado doméstico deve sentir o impacto direto.
Em uma reportagem do jornal taiwanês Liberty Times, foi mostrado que a ASUS acredita que o valor de produtos para consumidores deve subir caso a falta de DRAM continue nos próximos meses.
Eles afirmam que o estoque atual deve durar apenas algumas semanas, porque ninguém esperava que a disponibilidade de DRAM ficaria tão limitada.

Outro ponto importante é que a indústria de DRAM estava em um ritmo de queda antes do boom da IA. Fabricantes como Samsung e SK hynix reduziram suas linhas de produção para manter lucro.
Agora, com o aumento repentino na demanda, toda a cadeia está tentando se reorganizar para dar conta da produção extra. Esse processo não é rápido e já vem tomando vários meses.
Para os fornecedores, essa demanda gigantesca é excelente em termos de negócios. Mas, para o consumidor comum, a história é bem diferente.
- Leia também: Preço da memória RAM dispara 172% em 2025 e fabricantes pausam pedidos de novos módulos DDR
A escassez de DRAM virou um verdadeiro problema, já que deve mexer diretamente no preço de praticamente qualquer dispositivo que dependa desse tipo de memória — desde PCs até notebooks comuns aqui no Brasil.
Com a oferta comprometida, os brasileiros podem sentir esse aumento de preço de forma ainda mais forte devido as questões de importação e tributação.








