Mercado de GPUs se normaliza e NVIDIA registra crescimento de 22% na receita de jogos

Imagem de: Mercado de GPUs se normaliza e NVIDIA registra crescimento de 22% na receita de jogos

A NVIDIA anunciou um expressivo crescimento de 22% em sua receita proveniente da linha de GPUs "GeForce" voltadas para jogos. Esse aumento marca um retorno sólido ao campo positivo, à medida que o mercado se normaliza.

De acordo com a NVIDIA, a tendência é que o mercado de GPUs para jogos tenha alcançado um estado de equilíbrio, com as GPUs GeForce RTX 40 desempenhando um papel significativo no impulso dessa expansão de receita, sendo que a categoria de laptops liderou essa tendência.

Para o segundo trimestre do ano fiscal de 2024, a NVIDIA reportou um total de US$ 2,49 bilhões em receitas provenientes dos jogos, apresentando um crescimento de 22% em relação ao ano anterior e um aumento de 11% em comparação com o trimestre anterior.

Colette Kress, Diretora Financeira da NVIDIA, ressaltou que essa progressão indica que a demanda global por GPUs de alto desempenho voltadas para jogos recuperou-se consideravelmente após um período de baixa no ano passado.

Apesar de não ter registrado um crescimento tão monumental quanto a divisão de centros de processamento de dados, a linha de jogos ainda apresentou sinais promissores para o futuro.

Esse crescimento notável foi predominantemente alavancado pelas GPUs GeForce RTX 40 da NVIDIA, presentes em laptops e desktops. A NVIDIA disse que a receita gerada a partir de laptops ultrapassou a proveniente de desktops.

Em partes, isso foi impulsionado pela demanda observada durante a temporada de volta às aulas, e essa tendência deverá persistir nos próximos trimestres, beneficiando-se também da temporada de férias.

"A receita proveniente de jogos atingiu a marca de US$ 2,49 bilhões, representando um aumento sequencial de 11% e um crescimento anual de 22%. Esse avanço foi impulsionado pelas GPUs da série GeForce RTX 40, tanto para laptops quanto para desktops. A procura do consumidor final tem se mostrado robusta e está alinhada com os padrões sazonais. Acreditamos que a busca global por GPUs voltadas para jogos retomou seu crescimento após um período de desaceleração no ano passado. Isso nos apresenta uma oportunidade significativa para futuras atualizações, visto que apenas 47% da nossa base de usuários já migraram para as GPUs RTX, e cerca de 20% estão desfrutando de GPUs com desempenho RTX 3060 ou superior", destacou Colette Kress, Diretora Financeira da NVIDIA.

Além disso, a NVIDIA revelou que há um grande potencial de negócios no mercado de jogos, dado que somente metade de seus usuários (47%) possui uma GPU RTX, e somente 20% destes usuários RTX possuem placas gráficas que oferecem o desempenho da RTX 3060 ou superior.

Como resposta a essa realidade, a NVIDIA lançou sua mais recente linha de placas da série GeForce RTX 4060, embora a relação custo-benefício para desktops possa não ser a ideal no momento.

O cenário poderá mudar nos próximos meses, mas por enquanto, mesmo placas de vídeo mais antigos como a RTX 3060 ou 3070 podem proporcionar maior valor, especialmente considerando os descontos recentes.

No contexto dos laptops, observou-se um notável crescimento durante a principal temporada de volta às aulas, liderado pelas GPUs RTX 4060.

As remessas de laptops equipados com GPUs NVIDIA ganharam grande popularidade e já superaram as de desktops em várias regiões ao redor do mundo.

Essa mudança deve influenciar positivamente a receita total de jogos da empresa, prevendo-se que o segundo e o terceiro trimestres sejam os mais fortes do ano, graças ao retorno às aulas e aos projetos de férias voltados para laptops.

No âmbito dos desktops, a NVIDIA introduziu as GPUs GeForce RTX 4060 e GeForce RTX 4060 TI, trazendo a arquitetura Ada Lovelace a preços acessíveis, a partir de US$ 299.

Com destaque para a contínua expansão do ecossistema de jogos com suporte para as tecnologias RTX e DLSS, incluindo a adição de 35 novos jogos que incorporam o DLSS, entre eles títulos de sucesso como Diablo IV e Baldur's Gate 3.

Um aspecto intrigante é a incursão da inteligência artificial generativa no mundo dos jogos. Na COMPUTEX, foi anunciado o NVIDIA Avatar Cloud Engine, ou ACE, voltado para jogos, um serviço personalizado que utiliza modelos de IA para aprimorar personagens não-jogadores.

Isso é respaldado por diversas tecnologias NVIDIA, incluindo NeMo, Riva e Audio2Face, ampliando as fronteiras da interseção entre IA e jogos.

Por fim, a NVIDIA enfatizou seus recentes avanços em software destinados ao mercado de jogos, como DLSS 3.5 e ACE, que tendem a ser os principais impulsionadores para maiores receitas e adoção das GPUs GeForce RTX 40.

Até o momento, a empresa oferece uma impressionante seleção de mais de 330 jogos e aplicativos acelerados por RTX, consolidando sua posição como líder nesse campo.

Via: NVIDIA News