MediaTek anuncia chip de 2nm com estreia prevista para 2026

Imagem de: MediaTek anuncia chip de 2nm com estreia prevista para 2026

A MediaTek, uma das gigantes do setor de chips para celulares, anunciou que vai dar um passo importante na briga pela liderança global em tecnologia de processadores.

A empresa revelou que pretende iniciar a produção experimental (conhecida como tape-out) do seu primeiro chip com tecnologia de 2 nanômetros no quarto trimestre de 2025 — ou seja, entre outubro e dezembro.

Para quem não está familiarizado com o termo, o tape-out é a última etapa do projeto de um chip. É nessa fase que o design final é enviado para a fábrica — no caso, a TSMC — para começar a fabricação em massa.

Esse processo custa milhões de dólares e, se o chip não tiver o desempenho esperado, tudo precisa ser refeito. É como imprimir o rascunho final de um livro antes de mandá-lo para a gráfica: se tiver erro, o prejuízo é grande.

Na prática, mesmo com o anúncio do início do tape-out previsto para o fim de 2025, o chip de fato só deve chegar ao mercado em 2026.

Essa antecipação é estratégica, dá tempo de fazer ajustes, corrigir falhas e garantir que os primeiros chips estejam prontos em boa quantidade para os clientes que quiserem usar a nova tecnologia em seus aparelhos.

A expectativa é que esse novo chip, que deve se chamar Dimensity 9600, traga melhorias importantes em relação à geração anterior.

Segundo uma apresentação da própria MediaTek, o novo processador pode ter até 25% mais eficiência energética — ou seja, consumir menos bateria — e até 15% mais desempenho em relação aos chips fabricados com a tecnologia atual de 3 nanômetros.

Esses avanços são importantes porque, na prática, significam celulares mais rápidos e com bateria que dura mais, sem precisar aumentar o tamanho do aparelho ou do componente.

MediaTek começará a produzir chips de 2 nm em setembro de 2025

Hoje, a MediaTek já usa a tecnologia de 3nm (nanômetros), que é uma das mais modernas no mercado. Inclusive, o Dimensity 9500 — chip que a empresa deve lançar ainda este ano — vai seguir com essa tecnologia, feita também pela TSMC.

Mas ao anunciar que está trabalhando em chips de 2nm, a empresa tenta ganhar vantagem sobre outras empresas como a Qualcomm, que também prepara novidades com o Snapdragon 8 Elite Gen 2.

Aliás, a Qualcomm já marcou seu evento Snapdragon Summit 2025 para o dia 23 de setembro, onde provavelmente vai apresentar oficialmente seu novo chip de alto desempenho. Isso significa que a disputa vai esquentar nos próximos meses.

Com a chegada desses processadores menores e mais eficientes, como os de 2nm, virá também diversos benefícios para os usuários de smartphones e outros dispositivos, alguns deles incluem:

  • Mais velocidade: os aplicativos abrem mais rápido e os jogos rodam melhor.
  • Menor consumo de energia: a bateria do celular dura mais, mesmo com uso intenso.
  • Menor aquecimento: o aparelho esquenta menos, mesmo durante tarefas pesadas.
  • Mais espaço para outros componentes: chips menores liberam espaço dentro do aparelho, o que pode permitir câmeras melhores ou baterias maiores.

Com o chip de 2nm da MediaTek marcado para chegar ao mercado em 2026, a corrida tecnológica entre MediaTek, Qualcomm, Samsung e outras gigantes está cada vez mais acirrada.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.