Microsoft anuncia Advanced Shader Delivery para acabar com travamentos em jogos de PC

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A equipe do DirectX, da Microsoft, anunciou um novo recurso chamado Advanced Shader Delivery, criado para diminuir um dos problemas mais comuns e irritantes para quem joga no PC: o shader stuttering — aquelas travadinhas que atrapalham a fluidez da jogatina.

O recurso vai estrear nos consoles portáteis ROG Ally e ROG Ally X, que chegam oficialmente em 16 de outubro. Mas a boa notícia é que essa tecnologia também será levada para PCs convencionais em breve.

Para os desenvolvedores de jogos, a Microsoft vai disponibilizar no próximo mês um pacote chamado AgilitySDK, que permitirá integrar a novidade em novos jogos e até em títulos já lançados.

Em parceria com o time do Xbox e a AMD, a Microsoft encontrou uma forma de preparar os shaders antes mesmo de o jogador abrir o game.

Isso significa menos tempo de carregamento e menos quedas de desempenho durante a jogatina. Segundo a própria equipe do DirectX:

"Nosso trabalho com as equipes do Xbox e da AMD permitiu pré-compilar esses dados e distribuí-los no momento do download dos principais títulos via o aplicativo Xbox para PC. Isso não só acelera o acesso ao jogo, mas também evita a maioria dos travamentos causados por compilação de shaders. No jogo Avowed, da Obsidian Entertainment, conseguimos reduzir em até 85% o tempo de inicialização."

Além de melhorar a experiência, isso também ajuda na economia de bateria em dispositivos portáteis, já que o processamento pesado não precisa ser feito pelo aparelho durante o jogo.

Com essa tecnologia, o sistema usa um novo formato padronizado chamado State Object Database (SODB). A partir dele, os engenheiros conseguiram separar o compilador de shaders do driver de vídeo e criar uma base de dados pré-compilada, chamada Precompiled Shader Database (PSDB).

Essa base é distribuída junto com o jogo pelo Xbox Store. Assim, quando o jogador abre o game pela primeira vez, os shaders já estão prontos e armazenados no cache do Windows, evitando compilações demoradas.

Caso o driver da placa de vídeo seja atualizado, o próprio app atualiza automaticamente o cache de shaders. Por enquanto, o Advanced Shader Delivery só vai funcionar em jogos baixados pelo app do Xbox no PC.

Isso significa que plataformas como Steam, Epic Games Store, GOG e Ubisoft Connect ainda não terão acesso ao recurso. Porém, com a chegada do AgilitySDK, outras lojas também poderão integrar essa tecnologia no futuro.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.