A equipe do DirectX, da Microsoft, anunciou um novo recurso chamado Advanced Shader Delivery, criado para diminuir um dos problemas mais comuns e irritantes para quem joga no PC: o shader stuttering — aquelas travadinhas que atrapalham a fluidez da jogatina.
O recurso vai estrear nos consoles portáteis ROG Ally e ROG Ally X, que chegam oficialmente em 16 de outubro. Mas a boa notícia é que essa tecnologia também será levada para PCs convencionais em breve.
Para os desenvolvedores de jogos, a Microsoft vai disponibilizar no próximo mês um pacote chamado AgilitySDK, que permitirá integrar a novidade em novos jogos e até em títulos já lançados.
Em parceria com o time do Xbox e a AMD, a Microsoft encontrou uma forma de preparar os shaders antes mesmo de o jogador abrir o game.
Isso significa menos tempo de carregamento e menos quedas de desempenho durante a jogatina. Segundo a própria equipe do DirectX:
"Nosso trabalho com as equipes do Xbox e da AMD permitiu pré-compilar esses dados e distribuí-los no momento do download dos principais títulos via o aplicativo Xbox para PC. Isso não só acelera o acesso ao jogo, mas também evita a maioria dos travamentos causados por compilação de shaders. No jogo Avowed, da Obsidian Entertainment, conseguimos reduzir em até 85% o tempo de inicialização."
Além de melhorar a experiência, isso também ajuda na economia de bateria em dispositivos portáteis, já que o processamento pesado não precisa ser feito pelo aparelho durante o jogo.
Com essa tecnologia, o sistema usa um novo formato padronizado chamado State Object Database (SODB). A partir dele, os engenheiros conseguiram separar o compilador de shaders do driver de vídeo e criar uma base de dados pré-compilada, chamada Precompiled Shader Database (PSDB).
Essa base é distribuída junto com o jogo pelo Xbox Store. Assim, quando o jogador abre o game pela primeira vez, os shaders já estão prontos e armazenados no cache do Windows, evitando compilações demoradas.
Caso o driver da placa de vídeo seja atualizado, o próprio app atualiza automaticamente o cache de shaders. Por enquanto, o Advanced Shader Delivery só vai funcionar em jogos baixados pelo app do Xbox no PC.
Isso significa que plataformas como Steam, Epic Games Store, GOG e Ubisoft Connect ainda não terão acesso ao recurso. Porém, com a chegada do AgilitySDK, outras lojas também poderão integrar essa tecnologia no futuro.