MediaTek pode lançar Dimensity 9500 antes do Snapdragon 8 Elite Gen 2, segundo rumores

Imagem de: MediaTek pode lançar Dimensity 9500 antes do Snapdragon 8 Elite Gen 2, segundo rumores

Setembro deve agitar o mercado de smartphones Android. Tanto a MediaTek quanto a Qualcomm devem revelar seus novos chipsets topo de linha, que vão equipar os modelos mais avançados de 2025.

Mas, de acordo com informações recentes, a MediaTek pode sair na frente — ainda que por apenas 24 horas. Fontes ligadas ao perfil Digital Chat Station, na rede social chinesa Weibo, afirmam que o Dimensity 9500 será anunciado no dia 22 de setembro.

Já a Qualcomm confirmou que o seu evento Snapdragon Summit começa em 23 de setembro, quando deve apresentar oficialmente o Snapdragon 8 Elite Gen 2.

Mesmo com a diferença mínima no calendário, essa pequena antecipação pode garantir à MediaTek mais atenção inicial da imprensa e dos consumidores. Isso porque, no mundo da tecnologia, o primeiro anúncio costuma gerar mais comentários e especulações.

Já sabemos que o novo chip da MediaTek deve ser fabricado com o processo de 3 nanômetros de terceira geração da TSMC (N3P), o mesmo usado no concorrente da Qualcomm.

A expectativa é de ganhos em desempenho e eficiência energética. Um detalhe que chama atenção é a mudança na configuração da CPU. Enquanto o Dimensity 9400 usava o arranjo 1 + 3 + 4, o novo modelo deve adotar o formato 2 + 6.

Diferente da Qualcomm, que aposta cada vez mais em núcleos desenvolvidos internamente, a MediaTek deve manter o uso dos designs de CPU e GPU da ARM.

Nos testes internos, os núcleos de desempenho do Dimensity 9500 teriam atingido 4,00 GHz — acima da geração anterior, mas ainda abaixo dos 4,74 GHz do Snapdragon 8 Elite Gen 2. A GPU deve continuar sendo a Mali-G1 Ultra de 12 núcleos.

Entre as novidades, o destaque vai para o suporte ao ARM SME (Scalable Matrix Extension), um recurso que ajuda o chip a lidar melhor com tarefas complexas, aumentando a eficiência e impulsionando resultados em benchmarks.

Por fim, rumores apontam que o ganho de desempenho multi-thread pode chegar a 20% em relação ao modelo anterior, com melhorias também no desempenho single-thread.