Antes da agitação da Gamescom ONL 2025, Jason Schreier, do Bloomberg, trouxe notícias sobre BioShock 4. O estúdio responsável pelo jogo, Cloud Chamber, está passando por demissões e perdeu cerca de 80 pessoas de sua equipe de 250.
Ao mesmo tempo, ficou confirmado que Rod Fergusson, ex-gerente geral de Diablo, assumirá como novo chefe do estúdio. A Take-Two confirmou oficialmente os cortes, mas Schreier revelou detalhes mais precisos.
Segundo ele, cerca de um terço da equipe foi desligada. Além disso, o jornalista trouxe outra informação importante, BioShock 4 pode não ser lançado antes do meio ou final de 2027.
Um e-mail interno do presidente da 2K, David Ismailer, compartilhado com a Bloomberg, explicou o motivo das demissões que aconteceram.
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Ele disse que a decisão faz parte de um esforço para reformular aspectos fundamentais do jogo e dar mais tempo ao desenvolvimento. Ismailer comentou:
"Estamos animados com os elementos básicos do gameplay do projeto, mas decidimos, junto à liderança do estúdio, reformular partes centrais de um jogo BioShock. Para isso, estamos reduzindo a equipe de desenvolvimento, focando nesse trabalho e dando mais tempo ao jogo."
Ele também se dirigiu aos funcionários afetados, oferecendo apoio e agradecendo pelo esforço:
"Se seu cargo foi impactado, você receberá detalhes do seu gerente ou da liderança do estúdio sobre indenizações, serviços de carreira e recursos de suporte. Não há forma fácil de fazer isso, mas faremos o possível para apoiar cada um de vocês. Agradeço pelo trabalho e dedicação."
Antes da reestruturação, BioShock 4 tinha como meta de lançamento o final de 2026 ou início de 2027. Com as mudanças, essa previsão agora deve se estender para meados ou final de 2027. Se o jogo realmente sair em 2027, terá passado mais de dez anos em desenvolvimento.
Schreier também falou que a Cloud Chamber tem problemas desde o início para criar um jogo triple-A de grande orçamento enquanto ainda constrói um estúdio do zero. Muitos outros estúdios não conseguiram superar essa dificuldade, o que ajuda a entender os atrasos e a redução da equipe.
Para quem acompanha a série desde BioShock Infinite, lançado em 2013, é inevitável se perguntar se BioShock 4 terá o mesmo impacto se for lançado em 2027, quase uma década depois da expectativa inicial.
Apesar das dificuldades, a Take-Two parece comprometida em levar o projeto adiante, e a expectativa agora é que Fergusson e o restante da equipe consigam entregar algo à altura da série.