AMD lança FidelityFX SDK 2.0 e FSR 4.0.2 com tecnologias de renderização neural de última geração

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A AMD anunciou recentemente o FidelityFX SDK 2.0, acompanhado da disponibilidade do FidelityFX Super Resolution 4 (FSR 4) para desenvolvedores, abrindo caminho para tecnologias avançadas de renderização neural e preparando o terreno para o FSR Redstone, a próxima grande atualização da empresa.

Na Gamescom 2025, a AMD apresentou o FidelityFX 2.0 com diversas melhorias importantes. Agora, os desenvolvedores podem integrar com mais facilidade recursos como renderização neural baseada em inteligência artificial e o FSR Redstone em seus jogos.

Ao mesmo tempo, o SDK antigo continua disponível na versão 1.1.4, garantindo compatibilidade com tecnologias futuras de ML e FSR Redstone.

O FidelityFX SDK 2.0 chega reestruturado, oferecendo suporte ao FSR 4 upscaling e à geração de frames analíticos do FSR 3.1.5, tudo pensado para a próxima geração de hardware AMD e para aplicações de inteligência artificial em jogos.

Com essa atualização, futuras versões do AMD Software: Adrenalin Edition poderão atualizar automaticamente as tecnologias de ML nos jogos, garantindo que os jogadores tenham acesso às novidades sem precisar atualizar cada título manualmente.

Jogos que já utilizam versões anteriores do FSR, como a 3.1, poderão ser automaticamente atualizados para o FSR 4, enquanto títulos com FSR 3.1.4 terão compatibilidade com a futura geração de frames baseada em inteligência artificial.

O FSR 3.1.5 incluído no SDK 2.0 traz suporte para placas Radeon RX 7000 Series e modelos anteriores. O pacote completo do SDK pode ser baixado no site da AMD, com documentação do FSR 4 disponível no GPUOpen e código-fonte também acessível no GitHub.

Além do SDK, a AMD lançou o FSR 4.0.2, permitindo que desenvolvedores acessem os métodos mais recentes de upscaling e geração de frames.

Comparado ao FSR 3, o FSR 4 apresenta qualidade de imagem significativamente melhor, utilizando inteligência artificial para aumentar a resolução sem perder detalhes.

AMD FSR Redstone

A atualização reduz efeitos fantasma em objetos em movimento, preserva partículas e efeitos visuais, mantém maior estabilidade temporal e ainda oferece suporte a plugins para o Unreal Engine 5, além de permitir atualizações automáticas de forma simples.

A transição do FSR 3.1 para o FSR 4 é tranquila, pois mantém a mesma API, e o FSR 4 já vem pronto como DLLs assinadas dentro do SDK 2.0, com plugin específico para Unreal Engine 5.1 a 5.6.

Para rodar o FSR 4.0.2 com o FidelityFX SDK 2.0, é necessário ter uma GPU Radeon RX 9000 Series ou superior, enquanto o FSR 3.1.5 com geração de frames exige placas compatíveis com Shader Model 6.2 ou superior.

Com essa atualização, a AMD se aproxima da NVIDIA no quesito renderização neural, mostrando que a próxima geração de jogos poderá oferecer gráficos mais realistas sem comprometer o desempenho.