Marinha dos EUA derruba drone com laser elétrico pela primeira vez

Imagem de: Marinha dos EUA derruba drone com laser elétrico pela primeira vez

A Marinha dos EUA está testando um laser elétrico, uma nova arma capaz de lançar eletricidade em longas distâncias e derrubar veículos aéreos não tripulados como drone e outros agentes de ameaça.

O laser recém-criado foi testado pela primeira vez em fevereiro, durante uma expedição de um navio de guerra americano no Novo México, onde o laser elétrico foi irradiado sobre um drone.

A realização do teste gerou uma cena semelhante as encontradas em filmes de ficção como Start Wars, onde é possível ver nitidamente um laser na cor violeta sendo lançado de um navio e atingindo um objeto voador.

Laser elétrico
Marinha dos EUA derruba drone usando um novo laser elétrico. (Foto: Lockheed Martin)

De acordo com a Marinha dos EUA, as armas a laser têm várias vantagens em relação as convencionais. Este tipo de arma pode desativar sensores e avaliar os danos que podem causar aos alvos, antes de serem atingidos.

Além disso, estes armamentos não requerem explosivos ou propulsores, tornando-os mais seguros para realizar operações militares de alto risco.

No entanto, esta não é a primeira vez que os Estados Unidos realizam testes com armas laser. Durante a década de 1980, a Marinha americana realizou testes semelhantes com tecnologias de laser baseadas em produtos químicos.

Na época, a tecnologia utilizada em armas a laser apresentava grandes barreiras logísticas que as impediam de serem eficientes em campos com ambiente operacional.

"A Marinha realizou testes semelhantes durante a década de 1980, mas com tecnologias de laser baseadas em produtos químicos que apresentavam barreiras logísticas significativas para campo em um ambiente operacional", disse o Dr. Frank Peterkin, do Escritório de Pesquisa Naval.

"Em última análise, esses tipos de lasers não fizeram a transição para a frota ou qualquer outro serviço", acrescentou.

Agora, os Estados Unidos possui um novo laser do ramo militar muito mais moderno e eficiente chamado Layered Laser Defense (LLD), construído pela empresa de produtos aeroespaciais Lockheed Martin.

Segundo os testes realizados pelo Escritório de Pesquisa Naval, este novo laser elétrico é capaz de eliminar sistemas aéreos não tripulados, barcos de ataque rápido e outras ameaças aéreas.

O LLD foi testado contra uma série de alvos, incluindo veículos aéreos não tripulados de asas fixas, quadricópteros e drones de alta velocidade que imitavam mísseis de cruzeiro subsônicos.

De acordo com o contra-almirante Lorin C. Selby, este novo sistema de laser demonstrou ter o potencial de redefinir o futuro das operações de combate naval.

Além disso, este novo sistema de armas a laser fornece um novo nível de precisão e velocidade para os combatentes navais, oferecendo uma logística mais simplificada para manter os navios e suas tripulações seguros.

Segundo o Exército dos EUA, ainda não há planos de colocar este armamento LLD em ação. Mas, ele deve fazer parte de seus sistemas de defesa de curto alcance (SHORAD) ainda este ano, segundo o Interesting Engineering.

Via: Tech Spot