A Offensive Security, empresa especializada em segurança da informação, anunciou recentemente o Kali Linux 2020.3 com ZSH, Win-Kex, HiDPI e Bluetooth Arsenal.
A maioria das ferramentas de hacking disponíveis online são integradas ao Kali Linux, tornando-a uma das melhores distros Linux para hackers, pen-tester e pesquisadores de segurança.
O que há de novo no Kali Linux 2020.3?
Visão geral fas novidades do Kali Linux 2020.3.
- Novo Shell: Iniciando o processo para mudar de "Bash" para "ZSH";
- Lançamento do "Win-Kex": Suporte para WSL2Automating HiDPI Modo de comutação fácil;
- Ícones de ferramentas: Cada ferramenta padrão agora tem seu próprio ícone exclusivo;
- Arsenal Bluetooth: Novo conjunto de ferramentas para Kali NetHunter;
- Suporte Nokia: Novos aparelhos para Kali NetHunter;
- Processo de configuração: Chega de repositórios de rede ausentes e instalações mais rápidas.
Novo Shell
Por padrão, o Kali Linux sempre usou "bash", também conhecido como "Bourne-Again SHell, como o shell padrão quando se abre um terminal ou console.
No entanto, Kali agora está planejando mudar para o shell ZSH. Este está atualmente programado para ser o shell padrão em 2020.4, para esta versão 2020.3, bash ainda será o padrão.
Win-KeX
Com a introdução do Win-KeX, Windows Kali Desktop EXperience, ele irá melhorar a funcionalidade e a experiência do usuário drasticamente. Você pode instalar o Win-KeX executando o seguinte comando:
sudo apt update && sudo apt instally kali-win-kex
Após instalá-lo, digitando kex ou clicando no botão, o Win-KeX lhe dará uma GUI de sessão persistente rodando em WSL2, subsistema Windows para Linux 2. Para obter mais informações sobre o Win-KeX, você pode ler a página de documentação oficial.
Automatizando HiDPI
Para facilitar a alternância entre os modos HiDPI (escala de janela), o lançamento do Kali Linux 2020.3 agora permite suporte automático HiDPI por meio de uma nova ferramenta chamada kali-hidpi-mode.
Você pode digitar no modo kali-hidpi ou selecioná-lo no menu para automatizar a comutação.
Ícones de ferramentas
Se você usar a lista de ferramentas padrão (kali-linux-default), cada ferramenta no menu terá seu próprio ícone agora.
Kali NetHunter Bluetooth Arsenal
A equipe do Kali NetHunter apresentou o Bluetooth Arsenal. Ele combina um conjunto de ferramentas bluetooth no aplicativo Kali NetHunter com alguns fluxos de trabalho pré-configurados e casos de uso interessantes.
Você pode usar seu adaptador externo para reconhecimento, spoofing, ouvir e injetar áudio em vários dispositivos, incluindo alto-falantes, fones de ouvido, relógios ou até mesmo carros.
No entanto, o RFCOMM e o RFCOMM tty precisarão ser habilitados nos kernels a partir de agora para suportar algumas das ferramentas.
Kali NetHunter para telefones Nokia
Kali NetHunter agora suporta os telefones Nokia 3.1 e Nokia 6.1. As ISO já estão disponíveis para download.
É importante lembrar que essas ISO's contêm "rootfs Kali mínimos" devido a razões técnicas. No entanto, você pode instalar facilmente todas as ferramentas padrão via sudo apt instally kali-linux-default.
Processo de Configuração
A partir de 2020.3, o espelho de rede no instalador completo foi desabilitado para que o usuário sempre possa obter a mesma velocidade de instalação e os mesmos pacotes e versões para aquele lançamento.
Apenas certifique-se de atualizar após a instalação. Na versão anterior, se o acesso a rede fosse obtido voluntariamente ou não durante a instalação, um repositório de rede vazio seria exibido como https://u6e8q2e5.rocketcdn.me/etc/apt/sources.list
.
Este problema foi corrigido, por padrão, todas as novas instalações posteriores a 2020.3 terão repositórios de rede predefinidos.
Atualizações de dispositivo ARM
Algumas das mudanças notáveis na versão 2020.3 do ARM são:
- Todas as imagens ARM vêm com o metapacote kali-linux-default instalado, alinhando-as com o resto de nossas versões, portanto, mais ferramentas estão disponíveis quando você inicializa pela primeira vez;
- Redução do tamanho de todas as nossas imagens ARM que são criadas, portanto, os downloads devem ser menores. No entanto, você ainda precisará usar pelo menos um cartão SD de 16 GB / unidade USB / eMMC;
- As imagens Pinebook e Pinebook Pro agora podem ser usadas em qualquer cartão SD ou eMMC;
- A imagem do Pinebook agora tem o driver WiFi construído durante a criação da imagem, em vez de na primeira inicialização, isso deve acelerar o tempo de primeira inicialização massivamente;
- O Pinebook Pro tem uma alteração do firmware upstream, que altera ccode = DE para ccode = all isso permite acesso a mais canais de 2,4 GHz e 5 GHz;
- As imagens do RaspberryPi de 64 bits agora têm os utilitários do ambiente de usuário RaspberryPi construídos durante a criação da imagem, então o vcgencmd e vários outros utilitários que antes estavam disponíveis apenas na imagem de 32 bits agora podem ser usados também em 64 bits;
- A imagem ODROID-C2 agora usa o kernel Kali, em vez de um fornecido por um fornecedor. Isso significa que, no futuro, um apt dist-upgrade irá obter atualizações do kernel em vez de esperar por um novo lançamento do Kali;
- O arquivo / etc / fstab agora inclui a partição raiz via UUID, isso deve tornar mais fácil ao tentar usar uma unidade USB em vez de sdcard em dispositivos que o suportam.
Ambiente de Trabalho
O gerenciador de arquivos do GNOME, nautilus, agora tem um novo tema. Além disso, a ferramenta System Monitor do GNOME combina as cores e também tem gráficos de CPU empilhados.
Também foi melhorado o design de "headerbars aninhados".
Download do Kali Linux 2020.3
As ISO's dos novos releases já estão disponíveis para download. Visite a página Kali Downloads, onde você pode encontrar ISO's para computadores de 32 e 64 bits.
No entanto, se você já tem uma instalação existente do Kali Linux, pode apenas executar o seguinte comando para atualizar seu aplicativo:
sudo apt update && sudo apty full-upgrade