Jogos da Unreal Engine 5 no Nintendo Switch 2 são prejudicados pela CPU do sistema

Unreal Engine

Segundo análises recentes, a principal barreira do Nintendo Switch 2 não está nos gráficos ou na tela, mas no processador da própria máquina.

Alguns dos recursos mais famosos da engine, como Lumen e Nanite, simplesmente não aparecem nos jogos disponíveis até agora, como Cronos: The New Dawn, Fortnite e Split Fiction.

O pessoal da Digital Foundry, especialista em análise de performance de games, compartilhou um vídeo detalhando esse problema.

Eles apontam que o Fortnite, por exemplo, não utiliza essas tecnologias mesmo sendo um título que já existe em outras plataformas mais potentes.

Isso indica que, até o momento, a Unreal Engine 5 não possui um preset eficiente para rodar esses recursos no Switch 2 sem comprometer a performance. O grande desafio está no fato de que essas funções avançadas exigem muito do processador.

Jogos como Cronos: The New Dawn e o futuro Borderlands 4, que chega ao Switch 2 em breve, já apresentam dificuldades para rodar de forma suave mesmo em CPUs relativamente rápidas, como o Ryzen 5 3600.

No Switch 2, que possui um processador mais modesto, é natural que ocorram problemas como travamentos em momentos de transição de cenários, algo que os especialistas chamam de stuttering.

No caso do Fortnite, a análise da Digital Foundry mostrou que existem zonas de transição que carregam novos elementos do jogo.

Nessas áreas, o tempo de renderização por frame (frametime) já apresenta variações que ficariam ainda mais severas se os recursos mais exigentes da UE5 estivessem ativos.

Ou seja, ainda não há como "reduzir" esses recursos para que o Switch 2 consiga rodá-los de forma satisfatória, principalmente porque a engine foi originalmente desenvolvida pensando em consoles mais potentes, como PlayStation 5 e Xbox Series X|S, que têm CPUs muito mais rápidas.

Para implementar essas tecnologias no Switch 2 será necessário trabalho dedicado de otimização e atualizações específicas da Unreal Engine.

Antes do lançamento, muitos acreditavam que o processador do Nintendo Switch 2 não seria um problema. Mas a realidade tem mostrado o contrário.

O CPU do console é, na prática, o maior gargalo não só para jogos com Unreal Engine 5, mas também para títulos pesados em geral.

A demo de Elden Ring: Tarnished Edition na Gamescom já dava sinais de que a performance seria impactada, exigindo ajustes extras para manter uma taxa de frames jogável.