Um iPhone caiu de uma altura de mais de 16 mil pés (cerca de 4,8 mil metros) e sobreviveu depois de ser sugado da cabine de um avião da Alaska Airlines.
O aparelho foi encontrado intacto, com tudo funcionando perfeitamente. Esse é mais um caso que mostra a resistência dos smartphones da Apple, que já foram submetidos a diversos testes de durabilidade.
O iPhone foi encontrado por Sean Bates, um morador de Vancouver, Washington, que compartilhou imagens do iPhone X nas redes sociais.
Depois de limpar o dispositivo, ele descobriu que o iPhone ainda estava no e-mail da Alaska Airlines. O que surpreende é que a tela estava funcionando bem, e tinha poucos ou nenhum dano.
Além disso, o iPhone ainda estava no modo avião. Aparentemente o iPhone sobreviveu à grande queda, possivelmente devido a uma capa e a cair em um ponto macio no chão.
Found an iPhone on the side of the road... Still in airplane mode with half a battery and open to a baggage claim for #AlaskaAirlines ASA1282 Survived a 16,000 foot drop perfectly in tact!
When I called it in, Zoe at @NTSB said it was the SECOND phone to be found. No door yet😅 pic.twitter.com/CObMikpuFd
— Seanathan Bates (@SeanSafyre) January 7, 2024
Os resultados poderiam ter sido diferentes se o dispositivo tivesse caído em concreto ou em uma superfície dura. De qualquer forma, é impressionante ver que o iPhone continua funcionando perfeitamente.
Sean Bates notificou o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês) sobre o que ele havia descoberto na beira da estrada. A pedido, os oficiais pegaram o aparelho.
A autoridade disse a Bates que era o segundo dispositivo encontrado do voo. Para quem não sabe, uma parte da cabine do avião da Alaska Airlines se soltou logo depois que ele decolou.
Felizmente, a tripulação conseguiu pousar o avião em segurança. O incidente ocorreu no Aeroporto Internacional de Portland, Oregon nos Estados Unidos.
A despressurização repentina na cabine do avião da Alaska Airlines fez com que objetos menores fossem sugados para fora. No entanto, há vários motivos pelos quais o iPhone sobreviveu à queda maciça.
Resistência do iPhone
Os iPhones são mais duráveis do que pensamos, mas podemos concordar que seria preciso um milagre para qualquer smartphone estar em um estado funcional depois de cair de um avião.
No entanto, esse não é o primeiro caso de um iPhone que sobrevive a uma queda do céu. Em maio de 2020, um iPhone 6s caiu de um avião durante um salto de paraquedas e também resistiu ao impacto, gravando tudo durante a queda.
Os modelos mais recentes do iPhone, como o iPhone 13, têm uma tela reforçada com nanocristais de cerâmica, chamada de Ceramic Shield. Essa tela é resistente a rachaduras, vidro quebrado e mais.
Esta é uma das telas mais fortes que existem e oferece até quatro vezes melhor desempenho de queda do que os modelos anteriores do iPhone (e alguns até afirmam que outros modelos Android protegidos pelo Gorilla Glass).
Além da tela, os iPhones também têm um corpo feito de materiais resistentes, como alumínio aeroespacial ou aço inoxidável cirúrgico. Esses materiais resistem à corrosão, arranhões, amassados e mais.
Esse aço é muito semelhante ao que é oferecido na série de modelos do iPhone 11. Mas isso não significa que o material de alumínio deva ser simplesmente descartado como inferior.
Ele ainda é um material bastante resistente. Tecnicamente, o alumínio é menos durável do que o chassi de aço inoxidável. Mas, para um smartphone, ele cumpre muito bem o que promete.
Os fabricantes de telefones como a Apple às vezes preferem o alumínio por ser um material mais macio, que facilita a fabricação e, portanto, mais barato e acessível para os consumidores.
O que fazer para proteger o seu iPhone?
Apesar de toda a resistência dos iPhones, eles ainda não são indestrutíveis. Se você quer cuidar bem do seu aparelho, o recomendado é você usar uma capa de proteção.
Há várias opções de capas no mercado, que podem proteger o seu iPhone de quedas, arranhões, poeira e água. Existem também capas feitas de materiais biodegradáveis ou reciclados.
Os iPhones também têm uma classificação IP68, que significa que um telefone pode ser submerso em uma profundidade de seis metros por até 30 minutos.
Isso é um pouco melhor do que o iPhone 11, que oferecia uma classificação IP68 (dois metros até 30 minutos) e o iPhone 11 Pro (quatro metros até 30 minutos).
No entanto, isso não significa que você possa usar o seu iPhone embaixo d'água sem problemas. A água salgada, por exemplo, pode danificar o seu aparelho. Por isso, evite expor o seu iPhone a líquidos desnecessariamente.
Via: WccfTech, Arstechnica