A Apple sempre resistiu à ideia de usar câmaras de vapor em seus iPhones. Esse tipo de tecnologia já é comum em smartphones de outras marcas e ajuda a controlar a temperatura, permitindo que o processador funcione no máximo de sua capacidade sem esquentar demais.
Tudo indica que isso vai mudar em breve. De acordo com informações reveladas por @LusiRoy8 no X (antigo Twitter), o iPhone 17 Pro e o iPhone 17 Pro Max podem ser os primeiros modelos da Apple a trazer essa solução.
O lançamento oficial deve acontecer durante o evento da empresa marcado para 9 de setembro. Essa tecnologia será importante principalmente no iPhone 17 Pro Max, que terá um espaço interno maior para acomodar a tecnologia.
As imagens vazadas sugerem que a câmara vai cobrir boa parte dos componentes, ajudando a dissipar o calor não só do processador A19 Pro, mas também da memória NAND Flash, que costuma aquecer bastante.
- Leia também: iPhone 17 Pro Max: vazamento revela bateria de metal, câmera gigante e mudanças internas
Iphone 17 pro Max pic.twitter.com/52DkFvzQ7b
— pipfix (@LusiRoy8) August 31, 2025
Até agora, a Apple usava um sistema de grafite para resfriamento. Ele cumpre a função, mas não é tão eficiente quanto a câmara de vapor.
Com a nova solução, o iPhone deve manter um desempenho estável mesmo em tarefas pesadas, sem quedas bruscas de velocidade por causa do superaquecimento. Um dos motivos pode estar no perfil de uso dos iPhones.
A empresa acreditava que os usuários não exigiam tanto dos aparelhos em termos de desempenho gráfico e processamento pesado. Mas esse cenário mudou.
Com a chegada do chip A17 Pro em 2023, a Apple abriu as portas para recursos avançados, como ray tracing em tempo real e jogos AAA, entre eles Resident Evil Village e Resident Evil 4 Remake.
Agora, além dos games, aplicações de inteligência artificial também demandam muito do hardware, tornando a câmara de vapor praticamente indispensável.
Se o vazamento se confirmar, é provável que o iPhone 17 Pro Max receba boas avaliações justamente pela melhora no controle de temperatura.
O recurso pode garantir que o aparelho funcione em alto desempenho por mais tempo, sem comprometer a experiência do usuário.