Os próximos modelos do iPhone da Apple para 2025, o iPhone 17 Pro e o iPhone 17 Pro Max, podem vir com um aumento considerável na memória RAM, passando de 8 GB para 12 GB, de acordo com um relatório do Apple Insider.
Essa mudança pode trazer uma série de melhorias, começando pelo multitarefa. Com mais memória, os aplicativos podem ser armazenados na RAM quando minimizados e restaurados exatamente no mesmo estado em que o usuário os deixou.
Além disso, a execução de IA no dispositivo requer uma grande quantidade de memória. Uma estimativa anterior sugeria que os fabricantes de smartphones Android teriam que começar a oferecer 20 GB de RAM como padrão para executar Modelos de Linguagem Grande (LLMs) localmente.
No entanto, a Apple vem trabalhando em uma proposta diferente, a empresa pretende executar esses LLMs usando a memória flash do dispositivo em vez da RAM.
Porém, parece que a Apple ainda tem muito o que fazer para realizar esse feito, pois o iPhone 17 Pro e o iPhone 17 Pro Max para o ano de 2025 podem ter que apresentar esse upgrade de 12 GB de RAM.
A IA no dispositivo também requer uma grande quantidade de armazenamento interno com velocidades de leitura e gravação rápidas para realizar trilhões de cálculos por segundo.
Isso pode ser o motivo pelo qual a Apple pode introduzir a flash NAND de célula quádrupla (QLC) no iPhone 16, pois essa tecnologia permite que mais bits sejam armazenados por célula, resultando em mais armazenamento na mesma área de superfície.
A desvantagem é que a flash NAND QLC dura menos que a tecnologia de célula tripla ou de múltiplas células. Outro benefício do upgrade para 12 GB de RAM para o iPhone 17 Pro e o iPhone 17 Pro Max é o desempenho dos jogos.
A Apple provou que o A17 Pro no iPhone 15 Pro e no iPhone 15 Pro Max pode rodar jogos AAA, mas esse aumento de memória significa que os desenvolvedores teriam mais liberdade para trazer texturas de alto nível para o port do iOS.