iPhone 17 Pro: Cantos da câmera são o ponto fraco do novo design

Imagem de: iPhone 17 Pro: Cantos da câmera são o ponto fraco do novo design

O iPhone 17 Pro pode até ser uma das atualizações de design mais sólidas da Apple até hoje, mas os primeiros testes de durabilidade já apontam um problema que pode virar o próprio "Scratch-Gate" do modelo.

O YouTuber JerryRigEverything colocou o aparelho em seus testes de estresse habituais e descobriu que o acabamento colorido em alumínio anodizado é mais frágil do que parece em um ponto específico: as bordas afiadas do platô da câmera.

A Apple usa o processo de anodização para deixar a estrutura de alumínio mais resistente a riscos. Basicamente, o alumínio cru é mergulhado em um banho ácido, eletrificado e transformado em uma camada de óxido de alumínio endurecida, quase tão dura quanto o diamante.

O problema é que essa camada não se mantém tão bem em cantos muito finos, e foi exatamente aí que o design do iPhone 17 Pro decidiu apostar: cantinhos bem afiados no platô da câmera.

iPhone 17 Pro - Scratch-Gate na câmera

Em vez de arredondar essas bordas, a Apple manteve cantos superfinos e retos, que até passam uma impressão elegante, mas expõem a maior fraqueza da anodização.

Durante o teste, Jerry usou uma moeda e uma chave para riscar a superfície. O platô plano resistiu bem, mas os cantos lascaram quase que imediatamente, revelando o alumínio prateado por baixo.

Isso significa que, com o uso, o desgaste é quase inevitável, e a única forma de proteger é usando uma capinha que cubra esses pontos vulneráveis.

O YouTuber também destacou que os padrões internacionais de anodização recomendam arredondar os cantos para que a camada de óxido fixe melhor.

No caso do iPhone 17 Pro, parece que a Apple priorizou a estética em vez da durabilidade de longo prazo. O resultado? Os cantos do platô da câmera vão riscar mais rápido que o resto do aparelho.

Isso não significa que o iPhone 17 Pro seja frágil. O teste anual de flexão mostrou que ele não se dobrou, graças ao design unibody de alumínio sólido e à estrutura reforçada.

Estruturalmente, este é o iPhone mais resistente já feito pela Apple. Mas, segundo Jerry, o "Scratch-Gate" nos cantos da câmera é real, então é fundamental usar uma capa adequada para proteger essas áreas.