iPad mini 8 deve trazer desempenho do iPhone 17 Pro e tela OLED

iPad mini 8

A Apple está preparando uma nova versão do iPad mini, e as novidades são muito interessantes. O dispositivo deve trazer não só um design atualizado, mas também melhorias internas que vão fazer o tablet compacto parecer um modelo "Pro".

Segundo vazamentos, o iPad mini 8 terá o chip A19 Pro, o mesmo que vai equipar os iPhones 17 Pro. Isso significa desempenho de sobra para qualquer tarefa, desde navegação e redes sociais até jogos e edição de fotos ou vídeos.

Considerando o sucesso do iPad mini 7, a próxima geração tem tudo para redefinir o segmento de tablets pequenos. O iPad mini 8 deve combinar potência de topo de linha com tela OLED de alta qualidade, trazendo uma experiência compacta sem abrir mão da performance.

De acordo com códigos que a Apple acabou vazando (via MacRumors), o novo iPad mini vai usar o processador A19 Pro, representando um grande salto em relação ao modelo atual.

A Apple deve lançar a série A19 no próximo mês, com três variantes: A19 padrão, A19 Pro e A19 Pro com um núcleo de GPU a menos.

Para quem não acompanhou as notícias, o iPhone 17 virá com o chip A19, os modelos iPhone 17 Pro terão o A19 Pro completo com GPU de 6 núcleos, e o iPhone 17 Air deve trazer o A19 Pro com GPU de 5 núcleos.

Para o iPad mini 8, a expectativa é que a Apple utilize a versão mais poderosa do A19 Pro, garantindo desempenho máximo. Além do processador, a Apple deve trazer para o menor iPad uma tela OLED.

Isso vai melhorar bastante a qualidade de imagem em comparação com os modelos atuais. A mudança de LCD para OLED oferece pretos mais profundos, cores mais vibrantes e contraste mais alto.

Sobre o lançamento, os primeiros rumores apontam que o iPad mini 8 poderia chegar em 2026, mas muitos analistas acreditam que ele só estará disponível em 2027.

A Apple costuma seguir um ciclo de três anos para o iPad mini, e como a última versão foi anunciada em outubro de 2024, 2027 parece a previsão mais segura.

Além disso, a empresa também trabalha para atualizar o iPad mais acessível com o chip A18, usado no iPhone 16 e iPhone 16 Plus, que deve ser lançado na primavera do próximo ano.