A Intel acaba de superar a AMD como a empresa que detém o processador mais rápido do mundo com o processador Xeon W9-3495X, em termos de desempenho e processamento gráfico.
O Intel Xeon W9-3495X conquistou o primeiro lugar no Cinebench R23, uma ferramenta de medição de desempenho de renderização de PCs, superando o recorde anterior do AMD Threadripper 5995WX.
Durante os testes, o Xeon W9-3495X da Intel alcançou uma pontuação de incríveis 132.484, enquanto o Threadripper da AMD havia registrado 121.215, uma diferença significativa.
O Xeon W9-3495X conseguiu esse resultado surpreendente portando 58 núcleos e 116 threads, enquanto o Threadripper 5995WX apresenta 64 núcleos e 128 threads.
Embora a contagem de núcleos e threads possa influenciar no desempenho de um chipset, isso prova que nem sempre o chip que tem os maiores números de componentes de processamento são os mais rápidos.
No entanto, é importante notar que o Xeon foi resfriado em nitrogênio líquido e funcionava em overclock cerca de 184% maior do que o normal em um ambiente preparado.
Isso significa que ele estava à uma velocidade de quase o dobro do suportado, e embora este recorde seja impressionante, a maioria dos usuários não alcançará pontuações tão altas.
O Xeon W9-3495X é uma opção de processador para profissionais de alto nível que buscam alto desempenho em suas estações de trabalho. No entanto, não é possível alcançar o mesmo nível de desempenho deste teste.
Mesmo assim, o Xeon W9-3495X e o Threadripper 5995WX ainda superam e muito a maioria das CPUs padrão para a maioria dos computadores pessoais.
Não podemos deixar de mencionar o quanto essa conquista é notável para Intel, mas a AMD está prestes a lançar seus processadores Zen 4 Threadripper e pode retomar o posto em breve.
Via: Tech Radar