Intel lançará CPUs "Halo" para laptops com a geração Panther Lake

Imagem de: Intel lançará CPUs

A Intel está se preparando para lançar suas CPUs "Halo" para laptops, mas tudo indica que será com a geração Panther Lake.

Inicialmente, havia planos para essas CPUs serem lançadas com a linha Arrow Lake, mas aparentemente essa ideia foi abandonada, e teremos que esperar pela próxima família de processadores.

Enquanto a Intel e a AMD estão de olho no segmento de produtos "Halo", a AMD parece estar um passo à frente, com a previsão de que seus chips cheguem primeiro ao mercado.

A informação vem diretamente de um gerente de produtos da Lenovo na China, que compartilhou alguns detalhes importantes sobre os futuros lançamentos dessas duas gigantes da tecnologia.

Recentemente, surgiram novas amostras de engenharia das CPUs Arrow Lake Halo da Intel, que deveriam contar com GPUs integradas maiores e um cache dedicado chamado Adamantine.

Essas CPUs foram mencionadas pela primeira vez há cerca de dois anos, mas desde então, pouco se ouviu falar sobre elas. E apesar de haver rumores de que a linha Halo pode ter sido cancelada, ainda há esperança.

Novas informações sugerem que a Intel está trabalhando ativamente em uma nova abordagem para suas CPUs Halo, que devem ser lançadas com uma geração futura.

Fontes indicam que um chip semelhante ao Arrow Lake Halo está em desenvolvimento, mas seu lançamento pode demorar mais do que o previsto.

Intel Arrow Lake

A verdade é que o silício do Arrow Lake Halo parece ter entrado em um beco sem saída, restando apenas alguns vestígios do projeto, incluindo sua plataforma de avaliação de referência (RVP).

Por outro lado, há rumores de que o bloco gráfico iGPU do Arrow Lake Halo poderá ser aproveitado em futuros produtos da linha Panther Lake, que têm previsão de lançamento para o próximo ano.

O Panther Lake será o sucessor das famílias Lunar Lake e Arrow Lake, e deve chegar no final de 2024 com grandes melhorias em relação a geração anterior.

Esse novo chip trará inovações nas arquiteturas de núcleo, como os Cougar Cove P-Cores, além de uma nova arquitetura gráfica Xe3 "Celestial", que sucederá a Xe2 "Battlemage".

As CPUs Arrow Lake Halo foram projetadas para incluir 320 unidades de execução, formando um bloco gráfico integrado de grande porte.

Há indícios de que o Panther Lake possa adotar uma estrutura semelhante, mas com base em uma arquitetura mais recente.

A Intel aparentemente iniciou o desenvolvimento dessas CPUs Halo antes da AMD, mas parece que a concorrente do Time Vermelho está liderando a corrida.

Dificuldades como os atrasos no lançamento das GPUs Meteor Lake e Arc podem ter contribuído para o retrocesso do Time Azul, mas não está tudo perdido.

A empresa ainda tem uma carta na manga e deve responder em breve à AMD, que planeja lançar suas CPUs Strix Halo no próximo ano, com até 16 núcleos Zen 5, 40 unidades de computação RDNA 3.5, e um design de chiplet com TDPs de até 130W.

Essas especificações devem pressionar não apenas a Intel, mas também o mercado de gráficos discretos de entrada.