A nova geração de processadores para notebooks da Intel, conhecida como Arrow Lake-HX, está surpreendendo muita gente, inclusive os mais acostumados com tecnologia.
E agora, com os primeiros testes de desempenho do Intel Core Ultra 5 245HX divulgados, fica ainda mais claro o quanto essa linha evoluiu em comparação com a anterior.
Os testes realizados no PassMark, uma das plataformas mais confiáveis para medir desempenho de processadores, revelam que o Core Ultra 5 245HX tem um desempenho 26% melhor em tarefas que usam apenas um núcleo (single-thread) e um salto impressionante de 38% em tarefas que usam vários núcleos ao mesmo tempo (multi-thread) quando comparado ao Intel Core i5 14500HX da geração anterior.
Mesmo o i5 14500HX tendo mais 6 threads (que ajudam a executar tarefas simultâneas), isso não foi suficiente para acompanhar a evolução do 245HX.
- Leia também: Apple pode usar processo 14A da Intel em chips da linha M; NVIDIA também estaria interessada
Isso mostra que a nova arquitetura da Intel, usada na linha Arrow Lake-HX, trouxe avanços importantes em velocidade e eficiência.
Apesar dos avanços da Intel na linha para computadores de mesa (os chamados desktops), os modelos para notebook estão se saindo melhor nos testes recentes.
Por exemplo, o modelo Core Ultra 5 245K, que é de desktop, conseguiu só 10% a mais de desempenho em multitarefa e 12% em tarefas simples quando comparado ao seu antecessor, o i5 14600K. Ou seja, o modelo para notebook (245HX) já entrega um desempenho muito superior mesmo fora da tomada.
Nos testes do PassMark, o Core Ultra 5 245HX marcou 4.530 pontos em single-thread e 40.059 pontos em multi-thread, perdendo apenas um pouco para o modelo 245K, mas superando com folga o 245 normal, que teve 4.409 e 37.930 pontos, respectivamente. Isso reforça que o modelo HX, feito para notebooks mais potentes, está bem equilibrado entre velocidade e potência.
Ainda não temos testes específicos de jogos com o 245HX, mas, se levarmos em conta esses resultados em tarefas simples e múltiplas, é bem provável que ele também traga melhorias significativas nos games. Mesmo assim, temos que esperar os testes de jogos saírem para ter certeza.
Mas, apesar desses bons números, outros processadores da Intel como os da linha Core Ultra 200S mostraram ótimos resultados em testes técnicos, mas não superaram a geração anterior (14ª geração Raptor Lake Refresh) nos jogos. Ou seja, desempenho bruto nem sempre significa mais FPS.