Instagram anuncia concorrente do TikTok para início de agosto

Imagem de: Instagram anuncia concorrente do TikTok para início de agosto

O Instagram confirmou o lançamento do aplicativo Reels, principal concorrente do TikTok para o início de agosto.

O novo app com recurso de vídeo, projetado especificamente para conteúdo curto e criativo, será lançado nos EUA neste mês, logo após a sua chegada à Índia e depois da proibição do TikTok no mercado indiano.

Os recursos do app também estão sendo testados no Brasil, França e Alemanha. A NBC News informou na manhã de quinta-feira (16), que o novo aplicativo do Instagram chegaria aos EUA e a mais de 50 outros países em poucas semanas, citando fontes confiáveis que acompanham o assunto.

Um dos porta-voz do Facebook confirmou as informações do lançamento internacional, dizendo: "Estamos empolgados em trazer o Reels para mais países, incluindo os EUA, no início de agosto". A declaração não fornece detalhes específicos sobre quais outros mercados terão a nova ferramenta.

"A comunidade em nossos países de teste mostrou tanta criatividade em vídeos curtos, e ouvimos de criadores e pessoas de todo o mundo que também estão ansiosos para começar", acrescentou o porta-voz.

O Reels foi lançado para concorrer diretamente com o crescente domínio do TikTok. O aplicativo que vem em uma nova área do Instagram, permite que os usuários criem e publiquem vídeos curtos de até 15 segundos, que podem ser configurados com música ou outro áudio, semelhante ao TikTok.

Como o TikTok, o app ainda oferece ferramentas de edição para os vídeos como, um temporizador de contagem regressiva e ferramentas para ajustar a velocidade do vídeo, buscando facilitar a gravação de conteúdo. No entanto, ele não possui o mesmo tipo de feed como o do TikTok, rolável e com duas guias.

A mudança para uma implantação rápida do Reels em mais mercados está relacionado ao fato do TikTok estar sob investigação de ter ligação com o governo chinês.

Em junho deste ano, a Índia já havia proibido o TikTok e outros 58 plicativos móveis, projetados por empresas chinesas.

O governo Trump falou recentemente que estava considerando proibir o TikTok nos EUA, por razões relacionadas à segurança nacional. Na quarta-feira (15), ele disse que essa decisão poderia acontecer em algumas semanas.

Como resultado de um possível banimento, os rivais do TikTok vem ganhando espaço, incluindo aplicativos como: Byte, Triller, Dubsmash e Likee. O Snapchat e o Youtube também começaram a fazer testes para uma possível adaptação a um modelo parecido de conteúdo.

Mesmo antes de todas as polêmicas envolvendo o TikTok de sua ligação com a China, já existiam sinais de fragmentação da comunidade TikTok.

Por exemplo, os dançarinos preferem aplicativos como Dubsmash e Triller, enquanto os jovens Gen Z'ers como Byte, por exemplo.

Contudo, ainda não há nenhuma data exata de lançamento do Instagram Reels nos EUA.