Hospital de São Paulo começa a usar robô no auxilio de cirurgias

Imagem de: Hospital de São Paulo começa a usar robô no auxilio de cirurgias

O Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista, conhecido por seus investimentos em tecnologia hospitalar e infraestrutura, anunciou que está iniciando sua atuação em cirurgia robótica.

A instituição que é voltada para a saúde da mulher e possui uma das maternidades mais importantes do Brasil, adquiriu o robô Da Vinci Xi, um modelo de última geração, para realizar procedimentos cirúrgicos.

Essa nova tecnologia permitirá a realização de diversos procedimentos ginecológicos, como histerectomias, miomectomias, tratamento cirúrgico da endometriose profunda, cirurgias para correção do prolapso genital e do assoalho pélvico, além do tratamento cirúrgico do carcinoma do endométrio.

A primeira cirurgia utilizando essa nova tecnologia no Hospital Pro Matre está prevista para a primeira quinzena de julho de 2023.

Há dois anos, o Hospital e Maternidade Santa Joana, que faz parte do mesmo grupo institucional da Pro Matre Paulista, iniciou um programa de cirurgia robótica focado exclusivamente no tratamento de doenças femininas.

Durante esse período, foram realizados mais de 700 procedimentos, e agora a tecnologia e o cuidado oferecidos por esse programa estão sendo expandidos para o Hospital Pro Matre.

O robô Da Vinci Xi permite que os cirurgiões tenham acesso à tecnologia de ponta disponível no mercado para realizar cirurgias minimamente invasivas.

Isso coloca o Grupo Santa Joana como um dos principais investidores em tecnologia para benefício de seus pacientes. Esses procedimentos são realizados por meio de técnicas pouco invasivas, o que auxilia em cirurgias de alta complexidade.

Para as pacientes, essa opção de cirurgia reduz os riscos de sangramento, o tempo de internação e a dor no pós-operatório, além de promover um retorno mais rápido às atividades diárias, que normalmente levam cerca de sete dias.

Para os cirurgiões, o robô oferece um trabalho mais humanizado, visão tridimensional e instrumentos articulados que permitem maior precisão durante a cirurgia.

Robo Da Vinci Xi
Divulgação: Pro Matre

O robô Da Vinci Xi possui instrumentos cirúrgicos articulados controlados por um "joystick", o que proporciona ao cirurgião um melhor posicionamento dos instrumentos em pequenas cavidades do corpo humano, permitindo ângulos de trabalho e movimentos mais precisos.

Além disso, o cirurgião pode definir a região do corpo em que o procedimento será realizado, como a pelve, e o equipamento se ajusta automaticamente antes de ser acoplado à paciente.

Caso seja necessário mudar de região, o robô pode ser facilmente desacoplado, a nova região é configurada por meio de um botão de controle e ele se posiciona automaticamente, sem a necessidade de movimentar a paciente, a mesa de cirurgia ou os equipamentos de anestesia.

Tudo isso é feito de forma rápida e precisa, reduzindo o tempo da cirurgia. Outra vantagem do modelo Da Vinci Xi é o seu tamanho menor, peso mais leve e maior finura da câmera utilizada, o que permite o acesso a todas as portas de acesso no corpo da paciente, conhecidas como punções.

Isso proporciona ao médico uma diversidade maior de ângulos para visualizar a cavidade abdominal e os órgãos da paciente.

Com apenas 8 milímetros de diâmetro, essa câmera melhora consideravelmente questões estéticas relacionadas às incisões cirúrgicas e reduz a incidência de hérnias nesses locais. Para garantir a segurança, o Grupo Santa Joana conta com simuladores internos e externos acoplados ao robô.

Essa tecnologia está disponível no Centro de Simulação Realística, um espaço de treinamento onde colaboradores e médicos aprendem a reagir de maneira coordenada no dia a dia e também em situações extremas.

Sobre o Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista

Com 80 anos de tradição, o Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista é uma referência em neonatologia, gestações múltiplas e de alto risco, além de oferecer cuidados abrangentes à saúde da mulher.

Desde 2000, faz parte do Grupo Santa Joana, que também inclui os Hospitais e Maternidades Santa Joana e Santa Maria. Sua infraestrutura conta com UTIs neonatal e adulto especializadas, além de recursos tecnológicos avançados.

A Maternidade é certificada pela Joint Commission International (JCI), uma das principais instituições de certificação em saúde do mundo.

Outro reflexo importante do compromisso com a humanização é o Espaço Vida da maternidade, um ambiente acolhedor que permite a integração entre a família e a gestante durante o momento do parto. Para mais informações acesse o site oficial.