Hackers acusam a NVIDIA de retaliar ataque cibernético

Imagem de: Hackers acusam a NVIDIA de retaliar ataque cibernético

Recentemente, a NVIDIA foi vitima de uma ataque de ransomware que resultou numa violação de dados considerada muito grave, o grupo Lapsus assumiu a responsabilidade pelo hack.

De acordo com um relatório sobre o caso, o grupo conseguiu roubar cerca de 1 TB de arquivos da NVIDIA, incluindo senhas de funcionários e códigos-fonte.

A NVIDIA confirmou o ataque e algumas outras fontes que cobriram o acontecimento relataram que não há relação com à guerra entre Ucrânia e Rússia.

Pouco tempo depois de assumir a autoria do ataque a NVIDIA, o grupo Lapsus pediu o resgate dos arquivos roubados ameaçando vazá-los na web se a empresa não pagar uma quantia específica até a próxima sexta-feira (4).

No entanto, segundo algumas fontes, a NVIDIA respondeu de forma inesperada e acabou supostamente fazendo o mesmo contra os hackers, atacando os servidores do grupo.

Segundo o próprio grupo Lapsus, eles alegaram ter sido alvo de um ataque de ransomware que tinha como objetivo excluir o dados roubados da empresa.

Mas, a tentativa falhou e o grupo ainda fez questão de ressaltar que isso não adiantaria, já que eles tem um backup dos arquivos guardado.

Surpreendentemente o grupo acredita que a NVIDIA foi a responsável pela a retaliação, mas o mais chocante é que os hackers ainda chamaram a ação de "criminosa" e "escória".

Em uma das imagens acima compartilhadas pelo pesquisador de segurança cibernética, Soufiane Tahiri, mostra o grupo reclamando de um ataque de ransomware em seus sistemas, do qual eles colocam a culpa na NVIDIA.

A NVIDIA não comentou sobre a acusação e nem admitiu ter algo sobre o ataque sofrido, apenas divulgou uma nota que parece minimizar o incidente.

"Estamos investigando um incidente. Nossas atividades comerciais e comerciais continuam ininterruptas. Ainda estamos trabalhando para avaliar a natureza e o escopo do evento e não temos nenhuma informação adicional para compartilhar neste momento", disse o porta-voz da Nvidia, Hector Marinez.

Via: Hot Hardware, Metro