Há 55 anos a NASA fazia história com o pouso lunar da Apollo 11

Imagem de: Há 55 anos a NASA fazia história com o pouso lunar da Apollo 11

Ontem (16), comemoramos 55 anos desde que a NASA entrou para a história ao se tornar a primeira e única agência espacial a realizar um pouso lunar bem-sucedido.

Em 16 de julho de 1969, às 9h32, horário local, a Apollo 11 foi lançada do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, EUA.

Durante os oito dias de missão, a tripulação fez história ao se tornar os primeiros humanos a caminhar na superfície lunar.

Após a Apollo 11, a NASA lançou com sucesso mais cinco missões lunares, enfrentando desafios, como o incidente da Apollo 13, até o fim do programa Apollo em 1972.

A Missão Apollo 11: Um salto gigantesco para a humanidade

Os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins foram os heróis dessa missão histórica. Armstrong, o comandante, tornou-se o primeiro humano a pisar na Lua e em um corpo planetário extraterrestre.

Collins pilotou o módulo de comando, enquanto Aldrin auxiliou Armstrong no módulo lunar. O foguete Saturn V, com seus três estágios, desempenhou um papel importante neste feito.

Após a decolagem, os primeiros estágios se separaram, e o terceiro estágio levou a Apollo 11 à órbita terrestre em apenas 12 minutos.

Meia hora depois, os componentes lunares se separaram do adaptador do Saturn V, iniciando oficialmente a jornada dos humanos rumo à Lua.

Astronautas da missão Apollo 11 reunidos antes do lançamento histórico em 1969.
O comandante da Apollo 11, Neil Armstrong, liderou a tripulação até a van de transferência para a jornada até o Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy. Imagem: NASA KSC

Caminhando na Lua: O grande momento

A viagem até a Lua levou quase quatro dias. Armstrong e Aldrin fizeram história ao se tornarem os primeiros humanos a caminhar na superfície lunar.

Apesar de haver muitos debates internos na NASA sobre quem daria o primeiro passo, Armstrong, como comandante, teve a honra. Após a Apollo 11, a NASA continuou explorando a Lua com as missões Apollo 12 e de Apollo 14 a 17.

A Apollo 13 teve problemas a 330.000 quilômetros da Terra, mas a NASA conseguiu trazer a tripulação de volta em segurança, e a missão Apollo 14 foi lançada com sucesso no início de 1971.

O futuro da exploração lunar

Para celebrar o legado da Apollo 11, a NASA e a Boeing estão desenvolvendo o Space Launch System (SLS). Esse foguete, juntamente com a espaçonave Orion e a Starship da SpaceX, visa enviar humanos à Lua novamente.

Em 2022, o SLS teve um lançamento inaugural bem-sucedido, e a Orion passou cerca de duas semanas nas proximidades da Lua antes de retornar com sucesso à Terra.