Nos últimos dias, vimos uma previsão do analista Michael Pachter, da Wedbush Securities, sobre o preço do próximo título da franquia Grand Theft Auto. Segundo ele, o GTA VI poderia ser lançado por US$ 100 (algo em torno de R$ 500 na conversão direta).
A ideia de pagar esse valor por um único jogo deixou muita gente preocupada — afinal, seria um recorde para a indústria de games em termos de preço base.
Mas o Wccftech conversou com outro especialista no assunto, Rhys Elliott, da Alinea Analytics, que deu uma visão mais pé no chão sobre essa possibilidade.
E segundo ele, cobrar US$ 100 pelo jogo base não seria uma jogada inteligente da Rockstar Games. Veja os três principais motivos:
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1. O lucro real vem do GTA Online, não do jogo em si
A Rockstar já fatura bilhões com GTA Online, o modo multiplayer que oferece compras recorrentes dentro do jogo (como as famosas Shark Cards).
Se a empresa dificultar o acesso ao novo título com um preço muito alto, corre o risco de afastar milhões de jogadores logo no lançamento — o que, no fim das contas, pode reduzir o faturamento do online.
E isso sem contar que o mundo vive uma crise econômica global, o que torna qualquer aumento agressivo ainda mais sensível para o público.
2. Convencer quem ainda joga GTA V não será fácil
GTA V continua sendo um fenômeno, mesmo após mais de 10 anos do seu lançamento. Só no último mês, o jogo vendeu 358 mil cópias no PlayStation. Para fazer com que essa base de jogadores migre para GTA VI, é preciso oferecer uma transição acessível.
Um valor inicial alto pode criar uma barreira desnecessária e manter muitos jogadores presos ao título anterior — algo que pode se tornar um problema grave, considerando o cenário atual, onde a atenção do público é extremamente disputada por plataformas como TikTok, Netflix e outros jogos com atualizações constantes.
3. Versões especiais já permitem cobrar mais — e funcionam bem
Uma estratégia muito mais comum (e bem aceita pelo público) é oferecer edições premium por valores mais altos. A Rockstar pode, por exemplo, lançar uma versão de GTA VI com acesso antecipado, bônus no jogo e outras vantagens por US$ 100 ou até mais.
Quem tiver condição e interesse, paga. Quem preferir esperar, compra a edição padrão — que, segundo Rhys, deve ficar na faixa de US$ 70 a US$ 80, o que já é o novo padrão de preços para jogos de grande porte (os famosos AAA).
Então, por que esse assunto gerou tanta polêmica?
Porque Grand Theft Auto é uma das franquias mais valiosas da história do entretenimento. GTA V sozinho já vendeu mais de 215 milhões de cópias. É natural que qualquer detalhe sobre o lançamento de seu sucessor gere discussões acaloradas.
E claro, se a Rockstar ou a Take-Two Interactive (sua empresa-mãe) realmente optarem por um preço fora da curva, isso pode gerar boicotes e reclamações públicas — mesmo que isso não afete diretamente as vendas no longo prazo.
Mas para uma empresa com tanto poder de decisão e experiência, apostar em uma estratégia equilibrada parece ser o caminho mais lógico.
Tudo indica que a edição padrão de GTA VI deve mesmo seguir o padrão de mercado e evitar criar atrito desnecessário com o público.
GTA VI tem lançamento previsto para 26 de maio de 2026, inicialmente para PlayStation 5 e Xbox Series S|X. A versão para PC, como já virou tradição, deve demorar mais alguns meses (ou até mais de um ano) para chegar.