TecFoco / Jogos / GTA V Enhanced Edition pode ser um vislumbre do que vem por aí em GTA VI

GTA V Enhanced Edition pode ser um vislumbre do que vem por aí em GTA VI

Imagem de: GTA V Enhanced Edition pode ser um vislumbre do que vem por aí em GTA VI

O novo Grand Theft Auto V Enhanced Edition trouxe mudanças que podem dar uma pista do que esperar no tão aguardado GTA VI.

Uma análise recente do Digital Foundry mostrou que a implementação completa da iluminação global via ray tracing (RTGI) nessa versão aprimorada do jogo pode estar preparando terreno para a tecnologia que será usada na próxima entrada da franquia.

Para quem não está por dentro, o ray-traced global illumination (RTGI) é uma técnica avançada de iluminação que simula de forma realista como a luz se espalha pelos cenários, criando sombras e reflexos mais naturais.

Normalmente, quando um jogo recebe esse tipo de melhoria, ela é limitada a alguns elementos, como acontece em Dying Light 2, onde o RTGI só afeta a luz do sol, ou em The Witcher 3, onde ele não funciona em cada pixel individualmente, mas sim em áreas maiores, causando algumas imperfeições visuais.

O que chama atenção no GTA V Enhanced Edition é que o RTGI está presente em todos os pixels e ainda oferece uma iluminação de rebote estável e coerente, vinda de qualquer fonte de luz do jogo. Isso não é fácil de fazer e exige um grande trabalho de otimização.

O trailer de GTA VI mostrou que essa mesma tecnologia será amplamente usada no próximo jogo, o que reforça a ideia de que a versão aprimorada de GTA V serviu como uma espécie de teste para o novo sistema gráfico.

GTA VI pode rodar a 30 FPS nos consoles base

Outro ponto analisado pelo Digital Foundry é o impacto do RTGI no desempenho do jogo. Enquanto ele não é tão exigente para a placa de vídeo (GPU), ele consome bastante do processador (CPU).

Testes mostraram que um Ryzen 5 3600, um processador semelhante ao que é usado nos consoles da atual geração, tem dificuldades para manter 60 FPS no jogo rodando em 1440p com NVIDIA DLSS na qualidade alta.

Essa informação, junto com o trailer de GTA VI que foi mostrado rodando a 30 FPS, leva muitos a acreditarem que a versão base do jogo nos consoles não passará dessa taxa de quadros.

Isso não é nenhuma surpresa, já que muitos jogos que apostam pesado em ray tracing acabam limitados a 30 FPS nos consoles para garantir visuais mais impressionantes.

O que mais muda na Enhanced Edition?

Além da iluminação global aprimorada, a nova versão do GTA V traz outras melhorias visuais, como texturas mais detalhadas e efeitos de reflexo mais realistas.

Para quem joga no PC, essas mudanças fazem uma grande diferença na imersão. Porém, essas melhorias também indicam que o GTA VI deve vir com um padrão de qualidade bem elevado, aproveitando ao máximo o hardware dos consoles mais modernos.