O sistema operacional Android é o mais usado no mundo para dispositivos móveis, mas também é o mais visado por criminosos que tentam aplicar golpes financeiros.
Para proteger os usuários dessas ameaças, o Google está desenvolvendo um novo programa que vai bloquear a instalação de aplicativos que usam permissões sensíveis, que podem ser exploradas para roubar dinheiro via PIX, SMS ou notificações.
O programa, chamado de Google Play Protect, é uma ferramenta de segurança que já existe no Android, mas que vai ganhar novas funcionalidades.
O Google anunciou que o programa está sendo lançado inicialmente em Singapura, e que depois será expandido para outros países, conforme o sucesso da iniciativa.
O Google Play Protect vai analisar e impedir a instalação de aplicativos que declaram o uso de quatro permissões que são comuns em golpes financeiros. São elas:
- RECEIVE_SMS: permite que o aplicativo receba mensagens de texto, que podem conter códigos de confirmação ou senhas.
- READ_SMS: permite que o aplicativo leia as mensagens de texto armazenadas no dispositivo, que também podem conter informações sensíveis.
- BIND_Notifications: permite que o aplicativo acesse as notificações recebidas pelo dispositivo, que podem mostrar dados de transações ou alertas de segurança.
- Accessibility: permite que o aplicativo controle o dispositivo de forma remota, simulando toques na tela ou acessando outros aplicativos.
Essas permissões podem ser usadas por aplicativos legítimos, mas também podem ser abusadas por fraudadores, que as usam para obter dados de cartões, contas bancárias, PIX ou outros meios de pagamento.
Os golpistas podem enviar mensagens falsas, se passando por bancos, operadoras ou serviços, e pedir que o usuário instale um aplicativo que, na verdade, é um vírus que vai roubar o seu dinheiro.
Com o novo programa do Google, quando o usuário tentar instalar um aplicativo que use alguma dessas permissões, o Google Play Protect vai bloquear a instalação e mostrar uma mensagem explicando o motivo. Veja um exemplo abaixo:
O Google afirmou que o novo programa foi testado pelo governo de Singapura e que vai monitorar o progresso do projeto e fazer ajustes se necessário.
O Google também recomendou que os desenvolvedores de aplicativos que são afetados por essa mudança recorram ao status de classificação do Google Play Protect, para evitar que seus aplicativos sejam bloqueados indevidamente.
O novo programa do Google é uma forma de prevenir os golpes financeiros que têm se tornado cada vez mais frequentes no Android.
Segundo a empresa de segurança Kaspersky, só em 2023, mais de 1,5 mil casos de vírus que roubam dinheiro via PIX foram detectados no Brasil. Além disso, outros golpes envolvendo SMS, notificações e clonagem de WhatsApp também são comuns no país.
Por isso, é importante que os usuários do Android tomem cuidado com os aplicativos que instalam, e que verifiquem as fontes, as permissões e as avaliações antes de baixar qualquer coisa.
Também é recomendável usar um antivírus confiável, manter o sistema atualizado e não fornecer dados pessoais ou financeiros a pessoas ou sites desconhecidos.
Via: Google Blog