Google terá que pagar US $ 100 milhões aos residentes de Illinois por violação de privacidade

Imagem de: Google terá que pagar US $ 100 milhões aos residentes de Illinois por violação de privacidade

O Google concordou em pagar uma multa de US $ 100 milhões por violar a Lei de Privacidade de Informações Biométricas (BIPA) de Illinois, EUA.

De acordo com um relatório do Gizmodo, a gigante das buscas foi alvo de uma ação coletiva sobre um de seus recursos de reconhecimento facial em seu serviço do Google Fotos.

A empresa foi acusada de violar a privacidade dos residentes de Illinois por meio de sua ferramenta de agrupamento de rostos, que identifica automaticamente rostos em fotos e vídeos armazenados no Google Fotos.

A Lei BIPA de Illinois introduzida em 2008, proíbe empresas de coletar e armazenar qualquer tipo de dados biométricos de seus cidadão sem informar por escrito sobre o motivo da coleta.

Esses dados incluem "digitalização de retina ou íris, impressão digital, impressão de voz ou digitalização da geometria da mão ou do rosto".

De acordo com a reclamação, o Google viola diretamente a BIPA quando coleta e analisa a estrutura facial de uma pessoa em conexão com seu recurso de agrupamento de rostos.

Além disso, a reclamação afirma que a empresa faz isso "sem fornecer aviso, obter consentimento informado por escrito ou publicar políticas de retenção de dados".

Para resolver o caso, o Google concordou em pagar a quantia de US $ 100 milhões que será divida entre os moradores de Illinois que tiveram sua privacidade violada entre 1º de maio de 2015 e 25 de abril de 2022.

Os residentes que apareceram em uma foto ou vídeo no Google Fotos nesta época, poderão enviar uma reclamação no site do acordo até 24 de setembro de 2022 e verificar se tem direto a receber os valores de US $ 200 ou US $ 400.

A empresa também foi obrigada a fornecer aos usuários do serviço do Fotos um aviso sobre o recurso de agrupamento de rostos e dar detalhes de como coleta e armazena informações dos usuários.

O valor da multa ainda poderá ser reajustado conforme o número de pessoas que fizerem a reclamação e as despesas relacionadas ao tribunal. A audiência final de aprovação do acordo acontecerá no dia 28 de setembro.

"Temos o prazer de resolver esse assunto relacionado a leis específicas em Illinois e continuamos comprometidos em criar controles fáceis de usar para nossos usuários", disse o porta-voz do Google, José Castañeda, em comunicado.

Via: Gizmodo