Diferente do que vem se falando recentemente, o Google não irá abandonar os anúncios direcionados. A gigante das buscas anunciou um novo recurso para o Google Chrome que impedirá o rastreamento web por cookies de terceiros em 2022.
O recurso que promete melhorar a privacidade dos usuários que navegam na internet já está sendo usado pelo Mozzila Firefox em sua versão mais recente.
Com a proposta de "Proteção total de cookies", esta ferramenta que chegará em breve ao Chrome impedirá os sites de rastrearem os usuários por meio de cookies coletados por outras páginas.
No entanto, isso não mudará muita coisa, nem impedirá que você veja anúncios depois de pesquisar alguma coisa na internet. Por exemplo, pesquisar sobre sapatos e em seguida, ao abrir outra página, ver anúncios de sapatos.
De acordo com, Elizabeth Renieris, pesquisadora do Centro Berkman Klein para Internet e Sociedade da Universidade de Harvard, "Você ainda está 100% sendo alvo".
Mesmo abrindo mão dos cookies, o Google irá procurar outras ferramentas de rastreamento individual como alternativas que colocarão os usuários em grupos maiores com interesses semelhantes para vender anúncios.
A guerra contra anúncios na internet é antiga, mas a verdade é que os anúncios sustentam a maioria dos sites na rede. Sem eles, a realidade da internet seria muito diferente, onde os sites teriam que cobrar pelo conteúdo que oferecem.
O Google vem testando várias alternativas para substituir os cookies de terceiros, incluindo um novo mecanismo chamado Federated Learning of Cohorts (FLoC).
Este recurso permite as empresas alcançarem pessoas com conteúdo e anúncios relevantes, agrupando grandes grupos de pessoas com interesses semelhantes.
O FLoC irá essencialmente colocar o usuário em um grupo de outros usuários do Chrome com os mesmos interesses. Com isso, os anunciantes poderão então segmentar anúncios por meio de um grupo, em vez de individualmente.
Isso significa que o Google não está deixando de exibir anúncios direcionados, está apenas oferecendo alguns benefícios de privacidade para cada usuário.
Além disso, os especialistas em publicidade levantaram algumas questões que geraram preocupações, principalmente a de que este mecanismo pode levar a práticas de publicidade discriminatórias.
O Google parece estar mais empenhado em melhorar a experiência e privacidade de seus usuários, mesmo apresentando alternativas para o problema de anúncios direcionados, a empresa resolveu adiar seus planos por mais um ano.
Além disso, o resultado final pode não trazer muitas mudanças para a maioria dos usuários que usam o Chrome. Mas, isso provavelmente resultará em um pouco mais de privacidade, sem ter que pagar por isso.
Via: Yahoo Finance