O Google anunciou por meio do Google News Initiative (GNI), um fundo aberto global de até US $ 3 milhões para combater a disseminação de desinformação em torno das vacinas COVID-19.
Chamado de COVID-19 Vaccine Counter-Misinformation Open Fund (Fundo Aberto de Contra-Desinformação da Vacina COVID-19), esta iniciativa tem como objetivo apoiar jornalistas em investigações contra a desinformação sobre o processo de imunização do COVID-19.
O plano visa apoiar especificamente públicos alvo de desinformação com pouco ou nenhuma acesso a informação para verificação de fatos.
O Fundo Aberto do Google aceitará inscrições de projetos que queiram ampliar o público de verificações de fatos, especialmente com aqueles que podem ser desproporcionalmente afetados pela desinformação em mente.
- Leia também: Executivos da Microsoft se irritam e Google demite chefe de compras em meio à disputa global por memórias
Além disso, organizações de notícias de todos os tamanhos que tenham um histórico comprovado em atividades de verificação de fatos e desmascaramento, ou parceiras de uma organização com tal reconhecimento, podem se inscrever para o fundo.
O Google disse que priorizará projetos colaborativos com uma equipe interdisciplinar e formas claras de medir o sucesso.
Isso pode incluir uma parceria entre um projeto de verificação de fatos estabelecido e um meio de comunicação com raízes profundas em uma comunidade específica, ou uma plataforma de tecnologia colaborativa para jornalistas e médicos para, em conjunto, obter informações incorretas e publicar verificações de fatos.
As inscrições serão analisadas por uma equipe de 14 jurados de várias áreas, incluindo acadêmicos, mídia, medicina e setores sem fins lucrativos, bem como representantes da Organização Mundial da Saúde.
Para saber mais informações sobre os critérios de elegibilidade e como se inscrever, visite o site do Open Fund do Google para ler mais.








