O Google vem trabalhando no lançamento do Rich Communication Services (RCS) para smartphones Android a alguns anos. A empresa vinha estudando diversas formas de implementação da tecnologia no seu sistema mobile.
Agora, o RCS está oficialmente integrado ao Android e promete uma experiência de bate-papo gratuito e mais completo que os clássicos SMS.
Em nota, o Google divulgou ontem (19) as informações sobre a implementação do RCS no seu sistema operacional para celulares.
Além disso, anunciou que o serviço já está disponível numa nova atualização do aplicativo Mensagens da própria empresa.
A nova tecnologia de mensagens do aplicativo traz uma variedade de recursos de bate-papo que o SMS não possui.
Com os novos recursos, o usuário terá compartilhamento de mídia de alta qualidade, recebidos de leitura, indicadores de digitação e muito outros.
Com isso, o Mensagens do Google se equipara ao iMessage da Apple, que já oferece os recursos desta tecnologia a algum tempo.
Talvez esse seja um dos principais motivos que motivaram a implementação do RCS no serviço da gigante de buscas.
Além disso, a tecnologia amplia sua disponibilidade e naturalmente significa que mais usuários podem desfrutar destes recursos, fazendo com que isso seja um motivo a menos na hora do consumidor escolher entre um iPhone ou um Android.
No entanto, de acordo com o Google, em alguns casos, a implementação e funcionamento do RCS em smartphones dependerá do dispositivo ou da operadora para serem habilitados, este não é um problema novo da gigante das pesquisas,
Na verdade, foi por isso que a empresa decidiu implementar estes recursos sem precisar esperar que as operadoras liberassem no inicio do ano passado em apenas alguns países.
Mesmo com a liberação global do serviço, a empresa ainda não deixou claro quais dispositivos ou operadoras podem impedir o funcionamento do RCS.
Mas, caso o usuário deseje ver se o seu celular tem disponibilidade, o Google oferece ajuda no seu site de suporte.
Vale ressaltar que este aplicativo ainda não possui o recurso de criptografia de ponta a ponta que torna a troca de mensagens em aplicativos muito mais seguras. Mas, o Google já vem testando a tecnologia de criptografia, numa versão beta do aplicativo.
Fonte: Neowin