Google instalou silenciosamente aplicativo de rastreamento COVID em telefones Android

Imagem de: Google instalou silenciosamente aplicativo de rastreamento COVID em telefones Android

Vários relatórios no Reddit e Hacker News afirmam que o Google e o estado de Massachusetts instalaram aplicativos de rastreamento COVID automaticamente em telefones Android das pessoas.

De acordo com os relatórios, o "MassNotify", aplicativo de rastreamento COVID de Massachusetts, foi instalado silenciosamente em dispositivos Android sem o consentimento do usuário.

Em nota ao 9to5Google, o Google não nega a instalação silenciosa de um aplicativo e ressaltou que os usuários possuem a liberdade de decidirem sobre o que querem permitir.

"Temos trabalhado com o Departamento de Saúde Pública de Massachusetts para permitir que os usuários ativem o Sistema de Notificações de Exposição diretamente de suas configurações de telefone Android. Essa funcionalidade é integrada às configurações do dispositivo e é distribuída automaticamente pela Google Play Store, para que os usuários não tenham que baixar um aplicativo separado. As notificações de exposição COVID-19 são ativadas apenas se um usuário ativá-las de forma proativa. Os usuários decidem se habilitam essa funcionalidade e se compartilham informações por meio do sistema para ajudar a alertar outras pessoas sobre uma possível exposição." declarou o Google.

A declaração do Google não aborda especificamente a questão da instalação automática de um aplicativo sem perguntar.

A "funcionalidade" dos aplicativos de rastreamento COVID são integrados ao Google Play Services como uma API que os aplicativos governamentais podem usar para suas iniciativas de rastreamento e podem ser "automaticamente distribuídos pela Google Play Store."

Esse não é caso do aplicativo "MassNotify", no entanto. Assim como qualquer outro aplicativo COVID estadual e nacional, o MassNotify fornece aos usuários uma interface para relatar a exposição ao COVID e visualizar estatísticas de saúde para sua população local.

Se todos esses usuários acidentalmente optaram pelo rastreamento COVID e se esqueceram, esperaríamos uma declaração do Google negando totalmente o lançamento automático do aplicativo.

A declaração do Google não nega a instalação silenciosa, no entanto, ao invés disso, apenas diz que o rastreamento COVID não está habilitado a menos que os usuários o ativem.

Os aplicativos de rastreamento COVID foram a resposta da Big Tech à pandemia, com o Google e a Apple construindo uma plataforma de rastreamento de contatos em seus sistemas operacionais móveis.

A ideia é que, se você aceitar, o Bluetooth do seu telefone poderá procurar outros dispositivos que aceitaram e manter uma lista das pessoas com quem você entrou em contato.

Se uma dessas pessoas contrair o COVID e notificar o aplicativo, o sistema de rastreamento alertará todos os outros usuários, avisando-os de que podem ter sido expostos.

Em vez de administrar um sistema de rastreamento mundial, o Google e a Apple criaram apenas uma API de sistema e modelos de aplicativos para serem usados por organizações governamentais de saúde. Nos EUA, isso significa que cada estado precisa criar um aplicativo COVID.

Avaliações do MassNotify
Avaliações do MassNotify

Notavelmente os usuários não aprovam a ideia de uma aplicativo ser instalado sem seu consentimento, o lançamento do aplicativo pelo Google e Massachusetts certamente parece desleixado.

Existem duas versões do aplicativo "MassNotify" na Play Store. Uma versão não parece ter sido instalada silenciosamente, tem apenas mais de 1.000 instalações e possui uma classificação de 4,1 estrelas.

Uma segunda versão, rotulada como "v3", recebeu críticas negativas (1,1 estrelas no momento da publicação), com usuários alegando que ela foi instalada automaticamente nos dispositivos.

Alguns usuários até questionaram se o aplicativo era malware. Ambos os aplicativos estão listados na conta de desenvolvedor "MA Department of Public Health".

Para piorar, o link que leva para o site do desenvolvedor emite o erro 404 indicando que a página não existe, isso realmente não passa confiança na legitimidade do aplicativo.

Se você está se perguntando se "o Google pode realmente instalar aplicativos em um dispositivo Android sem a intervenção do usuário?" a resposta é "eles podem sim!"

As instalações push são, na verdade, a única maneira pela qual o Google Play instala aplicativos.

Quando você abre a Play Store e pressiona o botão de instalação, na verdade está solicitando que o Google envie para você uma instalação de aplicativo por meio do Firebase Cloud Messaging.

Os usuários podem realmente ver isso em ação instalando remotamente um aplicativo do site do Google Play em um computador desktop.

Ninguém precisa estar na frente do seu telefone Android para conceder privilégios administrativos a nada, o aplicativo é instalado porque o Google tem uma linha de acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana ao seu dispositivo.

A parte realmente "diversão" é que o Google também pode desinstalar remotamente aplicativos de seu telefone sem interação, permitindo que a empresa detone malware remotamente se as coisas ficarem realmente ruins.

No ano passado, quando toda essa ideia de aplicativo de rastreamento COVID estava sendo lançada, uma pesquisa descobriu que metade dos americanos não confiam nesses aplicativos de rastreamento. Decisões como essa não estão ajudando.

Via: Arstechnica 9to5 Google