O Google anunciou que não irá mais permitir aplicativos "Sugar datinf" na Play Store a partir de 1º de setembro. A decisão faz parte de uma série de novas mudanças na política da plataforma.
A mudança proíbe especificamente aplicativos relacionados a "relações sexuais compensadas". Outras mudanças que estão chegando à plataforma incluem uma nova repressão às contas de desenvolvedor inativas.
As relações "sugar daddy" são basicamente relacionamentos amorosos que envolvem indivíduos mais velhos e ricos namorando e dando presentes a parceiros mais jovens.
Não faltam aplicativos na Play Store projetados para este tipo de relacionamento e nenhum deles fala explicitamente sobre os homens mais velhos compensarem seus parceiros por sua afeição, mas muitos enfatizam a riqueza dos usuários em seus serviços.
As políticas da Play Store do Google já proíbem aplicativos que promovam "serviços que podem ser interpretados como fornecimento de atos sexuais em troca de compensação."
Mas, a política atualizada expande esta definição para incluir explicitamente "namoro compensado ou acordos sexuais em que se espera ou implique que um participante forneça dinheiro, presentes ou apoio financeiro a outro participante."
O anúncio do Google não aponta os motivos explicitamente do por que os aplicativos estão sendo banidos de sua loja
Mas, isso acontece em meio a uma repressão ao trabalho sexual online por plataformas após a introdução da legislação FOSTA-SESTA nos EUA em 2018.
Essa legislação remove as proteções da Seção 230 para conteúdo que "promove ou facilita a prostituição". O Google ainda não comentou sobre o caso.
Além das mudanças nas regras do aplicativo de namoro, a gigante das buscas também está introduzindo uma nova política que permitirá excluir contas de desenvolvedor se elas permanecerem inativas por um ano.
O Google ainda disse que fará exceções para contas por trás de aplicativos com mais de mil instalações ou com compras recentes no aplicativo.
Mas, se um desenvolvedor não tiver feito upload de um aplicativo ou conectado ao Google Play Console ao longo de 12 meses, sua conta correrá o risco de ser excluída.
Em um vídeo que descreve a mudança, o Google diz que notificará os desenvolvedores sobre a exclusão iminente em até 60, 30 e 7 dias antes.
As atualizações da plataforma também oferecem mais informações sobre as alterações anunciadas anteriormente pelo Google em relação a spam na Play Store e desativação do uso de IDs de publicidade.
O Google estará atualizando sua loja e política de promoção em 29 de setembro para proibir "texto e gráficos de spam em títulos de aplicativos, ícones e nomes de desenvolvedores."
Além disso, sua política de anúncios está sendo atualizada para refletir as mudanças de ID de publicidade em 4 de outubro.
Via: Android Police