O Google enfrenta uma ação judicial por rastreamento no modo de navegação anônima do Chrome. Além de coletar informações dos usuários, a empresa supostamente não fez o suficiente para explicar como o modo funciona.
O Google entrou com pedido para encerrar fo caso de ação coletiva, mas a juíza Lucy Koh do Tribunal Distrital do Norte da Califórnia negou o pedido. Agora, a empresa não tem escolha a não ser lidar com uma ação judicial sobre o rastreamento no modo anônimo.
De acordo com Koh, o Google "não notificou" os usuários de que ainda estava coletando dados enquanto o modo de privacidade do navegador estava ativo, abrindo caminho para os reclamantes avançarem com o caso.
Os principais participantes do processo acusaram o Google de enganar os usuários, alegando que suas informações de navegação eram privadas, quando na verdade estava monitorando seus hábitos.
Em resposta, o Google argumentou que os usuários concordavam com sua política de privacidade e, portanto, sabia que o Google estava coletando dados.
Além disso, a empresa teria alertado que o modo anônimo ou Incógnito não significa "invisível" e que os sites ainda podiam ver a atividade dos usuários enquanto navegam.
Não está claro se o processo será bem-sucedido ou não, muito menos se haverá mudanças significativas ou compensação.
Ações coletivas bem-sucedidas frequentemente levam a pagamentos que representam uma fração dos danos aos clientes. As limitações do modo de navegação anônima são bem conhecidas entre os entusiastas.
Ele realmente existe para manter os sites fora de seu histórico de pesquisa local e cookies, não para bloquear todo o tráfego com potencial de identificação.
No entanto, não está claro se o público em geral está ciente do verdadeiro comportamento do navegador. O processo pode forçar o Google a informar mais explicitamente aos usuários o que coleta e o que não coleta.
A denúncia também serve como crítica às empresas que enterram informações importantes em seus termos de serviço. Poucas pessoas leem esses acordos do início ao fim e isso pode causar problemas quando a privacidade está em jogo.
Via: Engadget