TecFoco / Internet / Google é multado em 1,1 milhão de euros por classificações enganosas de hotéis na França

Google é multado em 1,1 milhão de euros por classificações enganosas de hotéis na França

Imagem de: Google é multado em 1,1 milhão de euros por classificações enganosas de hotéis na França

O Google concordou em pagar uma multa de 1,1 milhão de euros (US $ 1,3 milhão) imposta pelas autoridades francesas por exibir classificações consideradas enganosas de hotéis e outras acomodações turísticas na França.

Em 2019, a DGCCRF (Direção Geral da Concorrência, Consumo e Repressão à Fraude) abriu uma investigação após várias reclamações de hoteleiros sobre o sistema de classificação de propriedade do Google em seu mecanismo de pesquisa e no Google Maps.

A investigação revelou que o Google substituiu a classificação oficial emitida pela Agência de Desenvolvimento Turístico do país, Atout France, para determinar a pontuação de cada hotel com seu próprio sistema de algoritmo proprietário.

No entanto, o Google usou um sistema idêntico de "1 a 5 estrelas" para classificar o turismo de hospedagem, o que foi "altamente confuso" para os consumidores. Esta classificação não oficial foi aplicada a mais de 7.500 estabelecimentos pela gigante das buscas.

"Essa prática foi particularmente prejudicial para os consumidores, enganados sobre o nível de serviços que eles poderiam esperar ao reservar acomodações.

Também resultou em prejuízo para os hoteleiros cujos estabelecimentos foram erroneamente apresentados como classificação inferior à classificação oficial da Atout France", escreveu a DGCCRF em comunicado à imprensa sobre a sanção (traduzido do francês).

"Em 2020, o Serviço Nacional de Investigação da DGCCRF, portanto, enviou ao Ministério Público de Paris as conclusões de suas investigações. Considera que a natureza das informações comunicadas sobre a classificação do alojamento turístico pela plataforma online Google foi uma prática comercial enganosa."

Com o acordo do Ministério Público de Paris, foi proposta à Google Ireland Ltd e à Google France o pagamento de uma multa de 1,1 milhões de euros no âmbito de uma transação criminosa, em um acordo de ambas as partes.

Desde setembro de 2019, as empresas Google Ireland Ltd e Google France corrigiram suas práticas. A plataforma passou a utilizar a classificação oficial emitida pela Atout France para comunicar o número de estrelas efetivamente detidas pelos estabelecimentos de alojamento turístico do país.

Confirmando a conclusão da ação do DGCCRF, um porta-voz do Google disse ao TechCrunch: "Agora fechamos um acordo com o DGCCRF e fizemos as alterações necessárias para refletir apenas a classificação oficial francesa para hotéis no Google Maps e na Pesquisa."

Fonte: TechCrunch