O Google anunciou o fim das extensões pagas do Chrome Web Store (CWS) para o navegador Chrome, o serviço de monetização de extensões será encerrado nos próximos meses.
A medida faz parte de um plano do Google para reduzir transações fraudulentas com o objetivo de explorar usuários com este serviço.
No início do ano, o Google já havia suspendido temporariamente as extensões pagas como uma medida para interromper uma onda de transações fraudulentas envolvendo o mercado de extensões do Google Chrome.
O que isso significa para os desenvolvedores?
Os desenvolvedores que estão usando o sistema de pagamentos da Chrome Web Store para cobrar por sua extensão ou compras no aplicativo, precisarão migrar para outras opções de pagamento à sua disposição para monetizar o conteúdo nos próximos dias.
Além disso, os desenvolvedores que estão usando a API de licenciamento para rastrear quem pagou, precisarão implementar outra forma de rastrear as licenças dos usuários.
No entanto, a mudança não afetará os desenvolvedores que não usam os pagamentos da Chrome Web Store para monetizar sua extensão.
Detalhes do cronograma de suspensão de extensões na loja
O Google compartilhou uma linha do tempo sobre o cronograma do processo de suspensão das extensões pagas do Chrome, as opções de avaliação gratuita oferecidas pelas extensões na loja serão desativadas ainda este ano.
- 27 de março de 2020: Publicação de itens pagos temporariamente desativada;
- 21 de setembro de 2020: Você não pode mais criar novas extensões pagas ou itens no aplicativo. Essa mudança, foi implementada desde março de 2020, agora é permanente;
- 1º de dezembro de 2020: As avaliações gratuitas serão desativadas. O botão "Experimente agora" no CWS não estará mais visível e as solicitações de avaliação gratuita no aplicativo resultarão em um erro;
- 1º de fevereiro de 2021: Seus itens existentes e compras no aplicativo não podem mais cobrar dinheiro com pagamentos da Chrome Web Store. Você ainda pode consultar informações de licença para compras e assinaturas pagas anteriormente. (A API de licenciamento refletirá com precisão o status das assinaturas ativas, mas essas assinaturas não serão renovadas automaticamente);
- Em algum momento futuro: A API de licenciamento não permitirá mais que você determine o status da licença para seus usuários.
Depois que os pagamentos forem desativados, os desenvolvedores ainda podem usar a API de licenciamento para determinar se os usuários estão licenciados.
No entanto, isso também será encerrado em algum momento, assim, os desenvolvedores devem começar a migrar o rastreamento de licença para uma forma diferente.
Veja se sua extensão do Chrome foi afetada e saiba como exportar licenças de usuário, clicando aqui.
Fonte: Blog Chrome