O Google Pixel 10 tá chegando, e como sempre, as especulações tão a mil. Mas dessa vez, parece que a grande novidade não vai estar na aparência dos aparelhos, e sim por dentro.
Os vazamentos mais recentes mostram que a gigante da tecnologia vai apostar no novo chip Tensor G5 e, no modelo mais simples, adicionar uma câmera extra na traseira. De resto, o design continua praticamente igual ao da linha Pixel 9.
Os primeiros renders do Pixel 10, Pixel 10 Pro e Pixel 10 Pro XL revelam que a Google não quer fazer grandes mudanças visuais.
A estratégia parece ser manter o estilo que já vem funcionando e focar mais no desempenho e nos recursos internos.
Isso ficou claro nas imagens vazadas pelo Android Headlines em parceria com o OnLeaks, que mostram os aparelhos com um visual muito parecido com os modelos anteriores.
Mas calma, não é só isso. Apesar de a carcaça continuar semelhante, algumas pequenas mudanças na ergonomia podem melhorar a pegada do aparelho.
No Pixel 10 padrão, por exemplo, a tela terá 6,3 polegadas e as bordas ligeiramente curvas, o que pode tornar o uso mais confortável.
Em termos de tamanho, ele mede 152,8x72x8,6mm, ou seja, praticamente o mesmo que o Pixel 9, só um tiquinho mais grosso (0,1 mm a mais), possivelmente por conta do vidro mais espesso.
- Leia também: Série Pixel 10 pode apresentar SoC de 3nm desenvolvido pela TSM em parceria com o Google
A grande novidade fica por conta do sistema de câmeras. Enquanto o Pixel 9 tinha duas lentes na traseira, o Pixel 10 agora traz um conjunto de três câmeras.
Isso pode significar um sensor telefoto ou alguma tecnologia nova para melhorar as fotos em diferentes condições de luz.
Pixel 10 Pro e Pixel 10 Pro XL terão melhorias por dentro
Já o Pixel 10 Pro segue quase idêntico ao seu antecessor, o Pixel 9 Pro. Ele mantém as mesmas dimensões (152,8 x 72 x 8,6 mm) e a tela de tamanho similar.
A diferença mais perceptível talvez seja o acabamento: o novo modelo pode vir com um brilho mais intenso, abandonando o visual fosco.
No caso do Pixel 10 Pro XL, ele mede 162,7mm de altura, o que o deixa 0,1mm mais baixo que o Pixel 9 Pro XL, mas sem mudanças na espessura.
O display continua com 6,8 polegadas, o que deve agradar quem gosta de telas grandes para consumir conteúdo. O maior avanço da linha Pixel 10, sem dúvida, está no processador.
A Google vai finalmente abandonar a fabricação dos chips pela Samsung e, no lugar, vai usar um processador totalmente personalizado, feito pela TSMC.
Isso deve garantir um desempenho muito mais rápido e eficiente. Quem já usou Pixels anteriores sabe que o processador Tensor sempre foi um ponto sensível, principalmente em relação ao consumo de bateria e aquecimento.
Então, essa mudança pode ser um passo importante para tornar os aparelhos ainda mais competitivos. Para quem esperava um Pixel 10 com um design totalmente renovado, pode ser que role uma decepção.
Mas se o que interessa é desempenho, câmeras e melhorias internas, esse pode ser um dos maiores avanços da linha nos últimos tempos.
O lançamento ainda não tem data oficial, mas até lá, mais detalhes devem surgir sobre as novidades que a Google tá preparando.