GitHub remove YouTube-DL e outros 18 projetos relacionados

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O site de propriedade da Microsoft, GitHub, removeu o repositório com o código-fonte do YouTube-DL após uma solicitação legal apresentada pela Recording Industry Association of America (RIAA).

Além disso, foram removidos vários repositórios ramificados públicos e privados que continham o código-fonte do projeto original do Youtube-DL.

YouTube-DL é uma ferramenta popular de plataforma cruzada de código aberto CLI (Command Line Interface) escrita em Python. É usado por indivíduos e alguns sites ripper de stream para baixar vídeos e áudios do YouTube, Vimeo, Twitter, entre outros sites de mídia.

O GitHub retirou pelo menos 18 desses projetos. Os visitantes que visitam a página do projeto YouTube-DL para baixar o programa ou visitar o repositório agora são recebidos com uma mensagem que diz: "Repositório indisponível devido à remoção do DMCA".

Um aviso também está sendo emitido: "Este repositório está atualmente desativado devido a um aviso de remoção DMCA. Desabilitamos o acesso público ao repositório. O aviso foi postado publicamente".

"Se você é o proprietário do repositório e acredita que seu repositório foi desativado como resultado de um erro ou identificação incorreta, você tem o direito de apresentar uma contra notificação e ter o repositório reinstaurado."

Em carta enviada ao GitHub, a RIAA contestou que "o objetivo claro deste código-fonte era contornar as medidas de proteção tecnológica usadas por serviços de streaming autorizados como o YouTube e permitir que os usuários reproduzam e distribuir videoclipes e gravações de som [...] sem autorização."

A RIAA também observou que o código-fonte do projeto "sugere expressamente seu uso para copiar e / ou distribuir as seguintes obras protegidas por direitos autorais".

Para quem não sabe, a RIAA é uma organização comercial que representa a indústria fonográfica nos Estados Unidos. Seus membros consistem em gravadoras e distribuidores, que a RIAA diz, "criam, fabricam e / ou distribuem aproximadamente 85% de todas as músicas gravadas legalmente vendidas nos Estados Unidos".

De acordo com a RIAA, o GitHub hospedava em sua rede o código-fonte do Youtube-DL, bem como outros projetos com o mesmo código-fonte do Youtube-DL.

A RIAA também declarou que o código-fonte do YouTube-DL inclui exemplos de como baixar músicas protegidas por direitos autorais de ídolos Pop como Justin Timberlake e Taylor Swift, sugerindo seu uso para copia e distribuição das obras protegidas por direitos autorais.

Embora o GitHub declare que este é um aviso de violação de DMCA (Digital Millennium Copyright Act), esta não é uma solicitação de remoção por violação de direitos autorais, explica o Diretor Jurídico de Conhecimento Público John Bergmayer no Twitter.

A associação disse em sua carta que a RIAA não está alegando que a biblioteca infringiu seus direitos, em vez disso afirma que o YouTube-DL viola a seção 1201 da lei de direitos autorais dos EUA, o que significa que a biblioteca é ilegal em si mesma.

https://twitter.com/bergmayer/status/1319729582329790465

No entanto, de acordo com os fãs do YouTube-DL, a ferramenta não é usada por todos para a pirataria, mas também é usada para baixar documentários gratuitos, vídeos de domínio público e outras obras.

Como Parker Higgins, membro da Freedom of the Press, aponta que, "Como qualquer pessoa que já usou o Youtube-DL sabe, é uma ferramenta extremamente poderosa e útil para mudança de formato. É muito popular entre os arquivistas e tem aplicações de uso justo incrivelmente amplas. A postura da RIAA aqui é bastante agressiva e exagerada."

É importante ressaltar que antes de ser retirado do ar, o projeto YouTube-DL tinha mais de 72.000 estrelas no GitHub, sendo um dos repositórios mais usados do site em muitas ferramentas e serviços de ripagem de vídeo do YouTube.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.