Galaxy S26 Ultra deve trazer carregamento ultrarrápido de 60W

Imagem de: Galaxy S26 Ultra deve trazer carregamento ultrarrápido de 60W

O novo Galaxy S26 Ultra deve vir com suporte a carregamento rápido de 60W, uma grande melhoria nesse quesito em relação ao Galaxy S25 Ultra, que ainda usava carregamento de 45W.

Apesar de rumores indicarem que a Samsung estaria testando novas tecnologias de bateria — como o uso de silício-carbono, que permitiria aumentar a capacidade dos aparelhos — a realidade é que o Galaxy S26 Ultra deve manter a bateria de 5.000mAh, a mesma usada nas gerações anteriores.

Por outro lado, com o novo carregamento de 60W, o tempo para recarregar essa bateria deve cair consideravelmente. Essa informação foi confirmada por um vazamento de código compartilhado por Erencan Yılmaz na rede social X (antigo Twitter).

No código, aparecem referências ao suporte para "60W", o que reforça os rumores de que a Samsung está realmente pronta para dar esse passo.

Por enquanto, não há informações concretas sobre o suporte de carregamento nos outros modelos da linha Galaxy S26 — como o S26 e o S26+. O foco do vazamento é exclusivamente no S26 Ultra, o mais potente da família.

Mas essa atualização no Ultra pode indicar que a Samsung está revendo sua estratégia para toda a linha. Mesmo mantendo a bateria atual, a Samsung aposta em melhorias de software para aumentar o tempo de uso dos aparelhos.

Um executivo da empresa revelou que a inteligência artificial generativa já foi usada no Galaxy S25 Edge para otimizar o desempenho e o consumo de energia — e a expectativa é que o Galaxy S26 Ultra siga esse mesmo caminho.

Ainda assim, há limites para o que o software pode fazer. Mais cedo ou mais tarde, o avanço no hardware — como a adoção de novas tecnologias de bateria — será essencial para competir de igual para igual com as marcas chinesas, que já oferecem carregamentos de 100W ou mais.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.