Galaxy S26 pode ganhar armazenamento mais rápido com o Snapdragon 8 Elite Gen 5

Imagem de: Galaxy S26 pode ganhar armazenamento mais rápido com o Snapdragon 8 Elite Gen 5

O Samsung Galaxy S26 pode receber uma atualização importante de armazenamento no próximo ano graças ao chipset Snapdragon 8 Elite Gen 5, de acordo com um relatório do WccfTech.

A grande diferença em relação ao modelo anterior, o Snapdragon 8 Elite, é o suporte ao UFS 4.1, padrão de memória flash que tem mais velocidade e eficiência para o dispositivo.

Isso significa que o Galaxy S26 pode ter inicialização mais rápida, melhor gerenciamento de cache e recuperação de erros de memória mais eficiente, trazendo uma experiência mais fluida em tarefas que usam IA diretamente no aparelho.

A Samsung deve lançar ainda este ano o Exynos 2600, mas não há confirmação se ele também vai suportar o UFS 4.1, embora o Exynos 2500 já ofereça UFS 4.0, dando esperanças de que a nova geração acompanhe a evolução.

A empresa sul-coreana costuma usar chips de memória da Micron, que anunciou sua tecnologia UFS 4.1 neste ano, então não é improvável que essa parceria continue nos próximos modelos.

Porém, nem sempre a linha Galaxy segue à risca todas as melhorias de hardware. Por exemplo, o Galaxy S25 de 128GB usa UFS 3.1, enquanto quem quer a memória mais rápida precisa optar pela versão de 256GB.

Ou seja, mesmo com o Snapdragon 8 Elite Gen 5 chegando ao Galaxy S26, não existem garantias de que todos os modelos venham com UFS 4.1 de fábrica, então é preciso acompanhar os próximos anúncios da Samsung.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.