O Snapdragon 8 Gen 4 está cada vez mais presente em dispositivos de teste, e, segundo um vazamento recente, ele já está sendo usado no próximo top de linha da Samsung, o Galaxy S25 Ultra.
Os últimos benchmarks revelam não só algumas especificações interessantes do dispositivo, mas também que o novo processador da Qualcomm supera o chip A18 Pro, da Apple, nos resultados de múltiplos núcleos.
Para quem não sabe, a Qualcomm deve apresentar oficialmente o Snapdragon 8 Gen 4 em outubro, o mesmo mês em que a MediaTek lançará seu Dimensity 9400.
Por isso, é comum começar aparecer listas de benchmarks no Geekbench 6 revelando os números de desempenho, tanto em testes single-core quanto multi-core, e essa nova avaliação não foi diferente.
O vazamento foi divulgado por @tarunvats33 e mostrou que o Galaxy S25 Ultra atingiu 3.069 pontos em single-core e 9.080 pontos em multi-core, dando uma ideia do poder desse processador.
Nos testes, o dispositivo contava com 12 GB de RAM e o Snapdragon 8 Gen 4, que tem uma configuração de CPU com dois clusters, um de 2 núcleos de alto desempenho rodando a 4,20 GHz e outro com 6 núcleos de eficiência, operando a 2,90 GHz.
Em comparação, o A18 Pro da Apple, que já foi avaliado nos iPhones 16, obteve desempenho semelhante ao chip M1 em tarefas de múltiplos núcleos.
Ainda assim, o Snapdragon 8 Gen 4 conseguiu ser 7% mais rápido nesse tipo de teste, mostrando um avanço claro frente ao concorrente da Apple. Apesar dessa vantagem, quando o foco é no desempenho single-core, o chip da Qualcomm ainda fica atrás.
O A18 Pro se destaca nessa categoria, sendo 11% mais rápido que o Snapdragon 8 Gen 4, mantendo a liderança que a Apple costuma ter nesse tipo de teste.
OnePlus 13 com Snapdragon 8 Gen 4 teve resultados melhores
Curiosamente, o desempenho do Snapdragon 8 Gen 4 no Galaxy S25 Ultra não foi o melhor apresentado nos benchmarking até agora.
Em um teste anterior, realizado no OnePlus 13, o mesmo processador alcançou 10.049 pontos em multi-core e, além disso, obteve números melhores em single-core, comparados aos do S25 Ultra.
A diferença pode ser explicada pelas frequências mais altas utilizadas nos núcleos de desempenho e eficiência no modelo da OnePlus, o que sugere que os fabricantes têm a liberdade de ajustar as velocidades de clock para otimizar o desempenho dos seus dispositivos.
Essa variação entre os resultados reforça a importância da personalização que as marcas podem fazer nos seus smartphones, explorando ao máximo o potencial do hardware.
E, para o usuário final, isso significa que o desempenho pode variar de acordo com o modelo escolhido, mesmo quando equipados com o mesmo processador.
Ainda assim, o Galaxy S25 Ultra com o Snapdragon 8 Gen 4 apresenta resultados promissores, principalmente em testes de múltiplos núcleos, onde supera o A18 Pro da Apple.