Fotos da placa-mãe do Nintendo Switch 2 vazam na web

Imagem de: Fotos da placa-mãe do Nintendo Switch 2 vazam na web

Como não poderia ser diferente, o primeiro vazamento de 2025 sobre a Nintendo traz mais algumas novidades sobre o Nintendo Switch 2.

Três imagens, supostamente da placa-mãe do novo console, começaram a circular no Reddit, trazendo à tona detalhes técnicos que ajudam a traçar um panorama mais claro sobre o que esperar dessa nova geração.

De acordo com as fotos, o Nintendo Switch 2 contará com memória SK Hynix LPDDR5 de 48 GB, uma escolha que sugere maior velocidade e desempenho.

Além disso, a presença do logotipo da NVIDIA nas imagens não é uma surpresa, já que, segundos vazamentos anteriores, espera-se que o console continue utilizando tecnologia da gigante de chips.

Switch 2 motherboard
byu/MHN1994 inNintendoSwitch2

O Switch 2 está previsto para ser alimentado pelo Tegra 239 System-on-Chip (SoC), uma arquitetura avançada baseada na família Orin SoC.

Esse processador, com oito núcleos, será combinado com 12 núcleos ARM Cortex-A78AE, proporcionando uma performance robusta.

No campo gráfico, a GPU do Switch 2 utilizará a arquitetura Ampere da NVIDIA, com 2048 núcleos CUDA, o que implica em um poder de processamento considerável.

Um dos recursos mais aguardados é o suporte a tecnologias como o Deep Learning Super Sampling Super Resolution (DLSS Super Resolution) e a Ray Reconstruction, confirmando que o novo console terá suporte a ray tracing de hardware.

Esse recurso de ray tracing, que simula a iluminação realista no jogo, deve oferecer gráficos ainda mais impressionantes, o que coloca o Switch 2 em uma posição interessante no mercado.

Entretanto, conforme indicam vazamentos anteriores, o Switch 2 não contará com Frame Generation integrado. Mesmo assim, isso não significa que a experiência gráfica será comprometida.

Já vimos jogos para console utilizando AMD FSR Frame Generation, além de ser possível combinar DLSS Super Resolution com FSR em jogos de PC para melhorar o desempenho.

Então, é bem possível que os desenvolvedores de títulos para o Nintendo Switch 2 também busquem essas soluções para garantir uma performance ainda melhor.

Ao lado do ray tracing, o DLSS pode se tornar um dos principais trunfos do novo console para se destacar frente a concorrentes como o PlayStation 5 e o Xbox Series S|X.

Apesar das expectativas, especialistas acreditam que o Switch 2 pode acabar ficando atrás dessas plataformas em termos de poder bruto.

Rumores indicam que o novo console da Nintendo será limitado a uma resolução 4K com 30 FPS em modo encaixado – um desempenho inferior ao do Xbox Series S, por exemplo.

Porém, para os fãs da Nintendo, isso não é nenhuma surpresa. O Switch 2 continuará apostando na mesma fórmula que fez o Switch um sucesso ao redor do mundo: a combinação única de console portátil e doméstico.

De fato, o Nintendo Switch superou recentemente as vendas do PlayStation 2 nos Estados Unidos, um feito realmente notável.

Globalmente, o PS2 ainda mantém a liderança, mas o console híbrido da Nintendo está se aproximando cada vez mais dessa marca histórica. A quantidade de vazamentos recentes aponta para uma possível revelação oficial do Switch 2 em breve.

Um rumor sugere que a Nintendo deve anunciar o console em 8 de janeiro, enquanto acessórios relacionados já podem começar a ser vendidos a partir de 28 de março.

Se esses rumores se confirmarem, estamos prestes a entrar em uma nova era para a Nintendo, que mais uma vez tenta conquistar corações com um console inovador.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.