Firefox 83: Nova atualização ganha recurso que reescreve URL para versão HTTPS

Imagem de: Firefox 83: Nova atualização ganha recurso que reescreve URL para versão HTTPS

O Mozilla Firefox 83 foi lançado com várias correções de segurança importantes, como a vulnerabilidade Zero-day, descoberta pela equipe Project Zero do Google.

Além disso, o navegador recebeu novos recursos, com destaque para o "HTTPS-Only Mode" que protege as sessões de navegação reescrevendo URLs para versões seguras (HTTPS).

O que é o HTTPS-Only Mode?

O "HTTPS-Only Mode" ou "modo apenas HTTPS", é uma nova função do navegador Firefox disponível a partir das versões 83 que modifica automaticamente os URLs para que usem uma versão HTTPS segura.

O usuário terá a opção de habilitar ou não. Quando habilitado, o Firefox irá reescrever qualquer URL com http:// para sua versão https:// equivalente ao protocolo seguro, conforme ilustrado abaixo.

HTTPS-Only Mode
Reescrevendo URL com "HTTPS-Only Mode"

Se o Firefox não conseguir se conectar a URL reescrita, uma mensagem de erro "Conexão segura não disponível" será exibida, junto com um menu com a opção de "Continuar para o site HTTP".

Mensagem de erro URL HTTP
Mensagem de erro quando o URL seguro não funciona.

Por padrão, esse recurso vem desabilitado no Firefox 83, mas pode ser habilitado em: Configurações> Privacidade e segurança.

Modo HTTPS-Only Mode
Configurar modo "HTTPS-Only Mode"

Correção da vulnerabilidade Zero-day do Firefox

A Mozilla também corrigiu 21 vulnerabilidades na versão 83 do Firefox, incluindo a "Zero-day" que também afetou o navegador Chrome e foi descoberta pela equipe Project Zero do Google.

Em outubro, o Google Project Zero divulgou a vulnerabilidade Zero-day no Freetype, a falha era usada em ataques ativos contra o Google Chrome. Além disso, afetou outros softwares que utilizavam Freetype, incluindo o Mozilla Firefox.

Com este lançamento, a Mozilla corrigiu a vulnerabilidade "CVE-2020-15999: estouro de buffer de heap no freetype" nas versões do Firefox Linux e Android.

Para uma lista completa de atualizações de segurança do Firefox 83, você pode visitar os avisos de segurança da Mozilla.

Outras mudanças no Firefox 83

Embora o "HTTPS-Only Mode" seja o novo recurso mais significativo desta versão, esta não é a única melhoria. Confira abaixo um log de alterações para o Firefox 83.

  • O Firefox fica cada vez mais rápido como resultado de atualizações significativas no SpiderMonkey, o mecanismo JavaScript, agora apresentará um desempenho de carregamento de página aprimorado em até 15%, com uma capacidade de resposta da página em até 12% e o uso de memória reduzido em até 8%.
  • Parte do mecanismo JavaScript foi substituído, ajudando a compilar e exibir sites, melhorando a segurança e a capacidade de manutenção do mecanismo ao mesmo tempo.
  • O zoom de pinça agora será compatível com dispositivos Windows TouchScreen e TouchPads em dispositivos Mac. Os usuários do Firefox agora podem usar o gesto de pinça para aumentar o zoom em dispositivos sensíveis ao toque para aumentar e diminuir o zoom de páginas da web.
  • Picture-in-Picture agora suporta atalhos de teclado para avançar e retroceder vídeos: use as teclas de seta para avançar e voltar 15 segundos, junto com os controles de volume. Para obter uma lista de comandos suportados, acesse Suporte Mozilla.
  • Ao apresentar sua tela em uma videoconferência no Firefox, você verá uma interface de usuário aprimorada que torna mais claro quais dispositivos ou monitores estão sendo compartilhados.
  • Melhorias na funcionalidade e design de vários recursos de pesquisa:
    • Selecionar um mecanismo de pesquisa na parte inferior do painel de pesquisa agora entra no modo de pesquisa para esse mecanismo, permitindo que você veja sugestões (se disponíveis) para seus termos de pesquisa. O comportamento antigo (realizar uma pesquisa imediatamente) está disponível com um clique de shift.
    • Quando o Firefox auto completa a URL de um de seus mecanismos de pesquisa, agora você pode pesquisar com esse mecanismo diretamente na barra de endereço, selecionando o atalho nos resultados da barra de endereço.
    • Foram adicionados botões na parte inferior do painel de pesquisa para permitir que você pesquise seus favoritos, guias abertas e histórico.
  • O Firefox suporta AcroForm, o que permite que você preencha, imprima e salve formulários em PDF. Além disso, o visualizador de PDF também ganhou um novo visual.
  • Os usuários da Índia com a versão em inglês do Firefox agora verão as recomendações do Pocket em sua nova guia com algumas das melhores histórias da web. Caso não os veja, você pode ativar os artigos do Pocket em sua nova guia seguindo estas etapas.
  • Para os dispositivos Apple lançados recentemente com CPUs Apple Silicon, você pode usar o Firefox 83 e versões futuras sem qualquer alteração. Esta versão 83 oferecerá suporte à emulação no Rosetta 2 da Apple que acompanha o macOS Big Sur.
  • Este é um lançamento importante para o WebRender, já que está disponível para mais usuários do Firefox no Windows 7 e 8, bem como no macOS 10.12 a 10.15.

Como atualizar seu Mozilla Firefox

Os usuários de computadores com Windows, Mac e Linux podem atualizar para o Firefox 83 no próprio navegador acessando: Opções> Ajuda> Sobre o Firefox. O navegador irá verificar automaticamente a nova atualização e se disponível, executará a instalação automática.

Você pode baixar o Firefox 83 nos seguintes links: