TecFoco / Notícias / Filme Oppenheimer contará a história do pai da Bomba Atômica

Filme Oppenheimer contará a história do pai da Bomba Atômica

Imagem de: Filme Oppenheimer contará a história do pai da Bomba Atômica

Filme Oppenheimer dirigido por Christopher Nolan, contará a história do cientistas J. Robert Oppenheimer e suas contribuições para o desenvolvimento da Bomba Atômica.

O longa é baseado no romance biográfico "American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer", escrito por Kai Bird, que também será um dos roteiristas do filme.

Além de Bird, o filme tem como roteiristas Martin Sherwin e Nolan, e acompanhará a trajetória do físico durante a construção da primeira bomba atômica na história, pelo Projeto Manhattan.

Ontem (8), a Universal Pictures divulgou o trailer de Oppenheimer apresentando detalhes da trama e um elenco de peso, que inclui Cillian Murphy no papel principal, Tom Conti como Albert Einstein, além de Florence Pugh, Emily Blunt, Robert Downey Jr., Matt Damon, Leslie Groves Jr., Gary Oldman e Rami Malek.

O filme tem estreia prevista nos cinemas brasileiros para o dia 21 de julho, mesma data do lançamento do longa-metragem da Barbie.

Quem foi J. Robert Oppenheimer?

J. Robert Oppenheimer ficou conhecido na história como o "pai da Bomba Atômica". Nascido em Nova York em 1904, Oppenheimer foi um físico teórico americano, considerado um dos mais importantes do século XX.

Sua vida foi marcada por grandes feitos, como liderar a equipe que construiu a primeira bomba atômica do mundo durante a Segunda Guerra Mundial.

Oppenheimer cresceu em um ambiente intelectual, com pais que valorizavam a educação e a cultura. Seu pai era um rico empresário têxtil e sua mãe uma pintora.

Desde cedo, o jovem Robert mostrou interesse por ciências, especialmente a física. Formou-se em Harvard e, posteriormente, obteve um PhD em física teórica na Universidade de Gottingen, na Alemanha.

Durante a década de 1930, Oppenheimer tornou-se uma das principais referências em física teórica dos Estados Unidos. Ele foi o primeiro a demonstrar que a energia liberada pelo sol e outras estrelas era gerada pela fusão nuclear.

Também trabalhou com outros físicos importantes, como Niels Bohr, Enrico Fermi e Albert Einstein. Com o início da Segunda Guerra Mundial, Oppenheimer foi chamado para contribuir com o esforço de guerra americano.

Em 1942, ele foi nomeado diretor do Projeto Manhattan, um programa de pesquisa para construção de uma bomba atômica.

Durante os próximos três anos, Oppenheimer liderou uma equipe de cientistas e engenheiros na construção da bomba atômica para os Estados Unidos. A bomba foi testada com sucesso em julho de 1945, no deserto do Novo México.

Logo em seguida, ela foi usada contra o Japão, na cidade de Hiroshima, matando cerca de 140 mil pessoas instantaneamente e outras dezenas de milhares nos dias seguintes.

Após a guerra, Oppenheimer tornou-se um importante defensor do controle de armas nucleares. Ele foi um dos fundadores da Federação de Cientistas Americanos, que luta por uma política internacional mais justa e pacífica no uso da tecnologia nuclear.

Após os eventos pós guerra, Oppenheimer continuou trabalhando como professor de física e defendendo políticas pacifistas. J. Robert Oppenheimer morreu em 1967, vítima de câncer.