As redes sociais foram uma das grandes invenções do século, elas permitem as pessoas se conectarem com amigos e conhecidos de qualquer parte do mundo.
Além disso, elas também ajudam a aliviar a depressão, melhorar a autoestima e manter a solidão sob controle. No entanto, as redes sociais também podem representar um risco sério para a saúde física e mental de uma pessoa.
De acordo com um estudo interno do Facebook, o público mais afetado pelos pontos negativos das plataformas de mídia social são principalmente os jovens e adolescentes.
O Facebook tomou conhecimento disso e agora está planejando lançar um novo recurso que pode ajudar a melhorar a saúde mental dos jovens, especificamente adolescentes.
Chamado de "Take a Break", este novo recurso será introduzido no Instagram e irá encorajar os adolescentes a simplesmente fazer uma pausa no aplicativo.
O principal objetivo da empresa é manter os adolescentes longe de assistir a conteúdo prejudicial repetidamente em um determinado período de tempo que pode não ser conducente ao seu bem-estar.
"Vamos apresentar algo que acho que fará uma diferença considerável, que é onde nossos sistemas veem que um adolescente está vendo o mesmo conteúdo repetidamente, e é um conteúdo que pode não ser favorável ao seu bem-estar, vamos incentivá-los a olhar para outro conteúdo", disse Nick Clegg, vice-presidente de Assuntos Globais do Facebook.
A iniciativa veio após uma denuncia sobre as experiências de adolescentes no Instagram e seu efeito negativo na saúde mental dos jovens, principalmente meninas, feita por Frances Haugen, uma ex-gerente de produtos do Facebook.
Haugen testemunhou perante o Comitê de Comércio do Senado dos EUA contra o Instagram e também acusou o Facebook de priorizar repetidamente os lucros em detrimento da segurança de seus usuários.
Como resultado, o Facebook decidiu pausar projetos como o do aplicativo "Instagram Kids", uma versão do Instagram para menores de 13 anos.
A empresa alegou que pausou o projeto para trabalhar para dar aos pais controles opcionais para supervisionar o uso do aplicativo por seus filhos.
"Estamos constantemente iterando para melhorar nossos produtos. Não podemos, com um aceno de varinha, tornar a vida de todos perfeita. O que podemos fazer é melhorar nossos produtos, para que sejam tão seguros e agradáveis de usar", acrescentou Clegg.
Ainda não há informações sobre quando o novo recurso será lançado no Instagram. Continue nos acompanhando para mais informações.
Via: CNN