O Instagram anunciou que interrompeu o desenvolvimento do aplicativo "Instagram Kids" devido a preocupações de pais, especialistas, legisladores e reguladores.
O anúncio foi feito na semana passada após um relatório de uma pesquisa interna da empresa sobre as experiências dos adolescentes no Instagram e seu efeito negativo na saúde mental dos jovens, especialmente as meninas.
No entanto, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, disse que considera a construção do "Instagram Kids" uma coisa certa a se fazer.
Além disso, falou que usará seu tempo extra para trabalhar com especialistas, legisladores e pais para demonstrar o valor e a necessidade da nova plataforma.
"Queríamos fornecer uma atualização sobre nosso trabalho para construir uma experiência no Instagram para pessoas com menos de 13 anos, muitas vezes chamadas de "Instagram Kids". Começamos este projeto para abordar um problema importante visto em nosso setor: as crianças estão adquirindo telefones cada vez mais jovens, deturpando sua idade e baixando aplicativos destinados a pessoas com 13 anos ou mais", disse Mosseri.
"Acreditamos firmemente que é melhor para os pais ter a opção de dar a seus filhos acesso a uma versão do Instagram projetada para eles onde os pais podem supervisionar e controlar sua experiência do que confiar na capacidade de um aplicativo para verificar a idade das crianças que são muito jovens para ter um documento de identidade", acrescentou.
Ele acrescentou ainda: "Embora defendamos a necessidade de desenvolver essa experiência, decidimos pausar este projeto. Isso nos dará tempo para trabalhar com pais, especialistas, legisladores e reguladores, para ouvir suas preocupações e para demonstrar o valor e a importância deste projeto para os adolescentes mais jovens on-line de hoje."
Mosseri disse que os críticos do "Instagram Kids" podem considerar a pausa do projeto como uma vitória e considerar o aplicativo como uma má ideia, mas pode não ser bem isso que ele quis dizer.
"A realidade é que as crianças já estão online e acreditamos que desenvolver experiências adequadas à idade, projetadas especificamente para elas, é muito melhor para os pais do que onde estamos hoje", acrescentou.
"Nossa intenção não é que essa versão seja igual ao Instagram de hoje. Nunca foi feito para crianças mais novas, mas para adolescentes (de 10 a 12 anos). Será necessária a permissão dos pais para participar, não terá anúncios e terá conteúdo e recursos adequados para a idade. Os pais podem supervisionar o tempo que seus filhos passam no aplicativo e supervisionar quem pode enviar mensagens para eles, quem pode segui-los e quem eles podem seguir. A lista continua."
Mosseri argumentou que uma parte importante do aplicativo "Instagram Kids" é permitir que os pais supervisionem o uso da plataforma de seus filhos.
Mas, embora a empresa tenha pausado o desenvolvimento do aplicativo dedicado para crianças, ela continuará trabalhando em suas ferramentas existentes para permitir que os pais monitorem crianças com 13 anos ou mais.
"Esses novos recursos, que os pais e adolescentes podem optar, darão aos pais as ferramentas para moldar de forma significativa a experiência de seus filhos adolescentes. Teremos mais a compartilhar sobre isso nos próximos meses", disse Mosseri.
Apesar do debate de ideias longo, o Instagram não deixou claro se e quando a empresa planeja voltar a trabalhar no desenvolvimento do Instagram Kids.
Via: Instagram Blog