Nesta sexta-feira (27), o jornal Financial Times divulgou uma nota em que afirma o lançamento da criptomoeda libra que pertence ao Facebook, prevista para ser apresentada oficialmente em janeiro de 2021.
Segundo fontes do jornal Financial Times, a Libra Association, sediada em Genebra, será a responsável por emitir e administrar a libra que deverá ter apenas uma única versão da moeda digital lastreada em dólar.
A libra havia sido divulgada pelo Facebook no ano passado, e vem passando por algumas alterações após receber alguns questionamentos dos bancos centrais de todo o mundo, devido a preocupações de que a moeda poderia causar instabilidade financeira.
A Libra Association, onde o Facebook é um dos 27 membros, está aguardando o sinal verde do regulador dos mercados da Suíça para que possa emitir diversas "stablecoins" caracterizadas como moedas tradicionais individuais, a exemplo do token, semelhante aos "stablecoins" indexado a moedas.
Desenvolvidos sob o objetivo de barrar a volatilidade das criptomoedas, a exemplo do bitcoin, o projeto foi planejado em transformar, em tese, os "stablecoins" a moeda mais requisitada para o uso de pagamentos e transferência de dinheiro.
Entretanto, conforme o Financial Times, com o projeto do órgão, demais moedas lastreadas em moedas tradicionais, assim como o composto digital, seriam introduzidas em uma data posterior.
A Libra Association ainda não respondeu sobre os questionamentos diante as duvidas de incisão da moeda no mercado financeiro.
Facebook também planeja lançar sua própria carteira digital
A rede social também está trabalhando no desenvolvimento de uma carteira digital própria chamada Calibra, para seus aplicativos Messenger e WhatsApp.
A empresa espera criar um sistema onde possa permitir que os usuários enviem ou recebam pagamentos com a criptomoeda Libra com a mesma facilidade que enviam mensagens de texto.