A Archetype Entertainment, estúdio criado por veteranos da BioWare, como James Ohlen (diretor criativo) e Drew Karpyshyn (escritor principal), liberou o primeiro trailer de gameplay de seu projeto de estreia, EXODUS.
E, ao que tudo indica, o jogo lembra muito Mass Effect. A trama, os personagens e o estilo de jogo foram muito comparados aos da série, mas com elementos novos.
No trailer de quase 2 minutos, vemos a protagonista Juno interagindo com alguns de seus companheiros e muitos momentos eletrizantes.
Os diálogos curtos e impactantes, os tiros intensos e a utilização do gancho de escalada em uma batalha contra um imponente urso blindado deixam claro que EXODUS será cheio ação.
Sem contar a introdução discreta, um elemento que estava ausente em Mass Effect, mas que parece ser uma adição interessante para dar mais dinâmica às missões.
O primeiro trailer foi exibido durante uma transmissão ao vivo com os desenvolvedores James Ohlen e Chad Robertson, gerente geral da Archetype. Durante a live, eles responderam perguntas e deram mais detalhes sobre o jogo.
Uma das informações mais interessantes foi a confirmação de que EXODUS não será um jogo de mundo aberto, mas sim focado em missões curadas, lembrando muito os antigos Star Wars: Knights of the Old Republic ou, claro, Mass Effect.
Isso significa que, mesmo que o jogo não ofereça uma exploração ilimitada, ele ainda permitirá que os jogadores vivenciem aventuras ricas e opcionalmente expandidas. Uma das características centrais de EXODUS será o impacto das escolhas dos jogadores.
A história é centrada na busca de tecnologias perdidas e viagens estelares
Juno, a protagonista, é uma espécie de exploradora, mas também uma líder, passando por dilemas que moldam o destino de seu planeta natal ao longo de décadas e até séculos.
A jornada de Juno, um "Viajante", a leva a mundos distantes em busca de tecnologias perdidas, que poderiam ser decisivas para a sobrevivência da humanidade contra os poderosos Celestiais.
Nesse sentido, Ohlen comparou Juno a uma fusão de Indiana Jones e Paul Atreides, de Duna. Por um lado, Juno é uma aventureira destemida, e, por outro, uma figura de liderança essencial para o futuro da civilização.
O conceito de viagens quase em velocidade da luz é fascinante. As missões de Juno podem durar semanas ou meses para ela e sua equipe, mas, ao retornar, anos ou até décadas podem ter se passado no planeta natal.
Isso cria uma dinâmica interessante de progressão na história, com enormes mudanças ocorrendo enquanto o protagonista e seus aliados lidam com os efeitos das suas escolhas ao longo do tempo.
EXODUS também se sobressai pela riqueza dos relacionamentos que o jogador pode desenvolver com seus companheiros de equipe, alguns dos quais podem se tornar românticos.
A interação entre os personagens será fundamental, e o drama interno de seu grupo pode gerar conflitos que precisam ser resolvidos ao longo da narrativa, trazendo uma camada adicional de profundidade emocional ao jogo.
O jogo também introduz um novo conceito: a lifestone, uma substância mista entre mineral e vegetação viva, que Juno pode usar tanto em combate quanto em exploração.
A lifestone parece ser o equivalente ao que poderíamos considerar um poder místico dentro do universo de EXODUS, um recurso que trará uma variedade de mecânicas ao jogo, ampliando suas possibilidades táticas.
Lançamento e disponibilidade
EXODUS está sendo desenvolvido em parceria com a Certain Affinity e será lançado para PC, PlayStation 5 e Xbox Series S|X.
A data de lançamento ainda não foi anunciada oficialmente, mas os desenvolvedores indicaram que não será necessário esperar muito para ver mais do jogo.
Enquanto isso, os fãs podem aproveitar o romance lançado no início deste ano ou o episódio de 15 minutos do Secret Level, disponível para streaming no Amazon Prime Video.