EXODUS lembra muito Mass Effect em primeiro trailer de gameplay

Imagem de: EXODUS lembra muito Mass Effect em primeiro trailer de gameplay

A Archetype Entertainment, estúdio criado por veteranos da BioWare, como James Ohlen (diretor criativo) e Drew Karpyshyn (escritor principal), liberou o primeiro trailer de gameplay de seu projeto de estreia, EXODUS.

E, ao que tudo indica, o jogo lembra muito Mass Effect. A trama, os personagens e o estilo de jogo foram muito comparados aos da série, mas com elementos novos.

No trailer de quase 2 minutos, vemos a protagonista Juno interagindo com alguns de seus companheiros e muitos momentos eletrizantes.

Os diálogos curtos e impactantes, os tiros intensos e a utilização do gancho de escalada em uma batalha contra um imponente urso blindado deixam claro que EXODUS será cheio ação.

Sem contar a introdução discreta, um elemento que estava ausente em Mass Effect, mas que parece ser uma adição interessante para dar mais dinâmica às missões.

O primeiro trailer foi exibido durante uma transmissão ao vivo com os desenvolvedores James Ohlen e Chad Robertson, gerente geral da Archetype. Durante a live, eles responderam perguntas e deram mais detalhes sobre o jogo.

Uma das informações mais interessantes foi a confirmação de que EXODUS não será um jogo de mundo aberto, mas sim focado em missões curadas, lembrando muito os antigos Star Wars: Knights of the Old Republic ou, claro, Mass Effect.

Isso significa que, mesmo que o jogo não ofereça uma exploração ilimitada, ele ainda permitirá que os jogadores vivenciem aventuras ricas e opcionalmente expandidas. Uma das características centrais de EXODUS será o impacto das escolhas dos jogadores.

A história é centrada na busca de tecnologias perdidas e viagens estelares

Juno, a protagonista, é uma espécie de exploradora, mas também uma líder, passando por dilemas que moldam o destino de seu planeta natal ao longo de décadas e até séculos.

A jornada de Juno, um "Viajante", a leva a mundos distantes em busca de tecnologias perdidas, que poderiam ser decisivas para a sobrevivência da humanidade contra os poderosos Celestiais.

Nesse sentido, Ohlen comparou Juno a uma fusão de Indiana Jones e Paul Atreides, de Duna. Por um lado, Juno é uma aventureira destemida, e, por outro, uma figura de liderança essencial para o futuro da civilização.

O conceito de viagens quase em velocidade da luz é fascinante. As missões de Juno podem durar semanas ou meses para ela e sua equipe, mas, ao retornar, anos ou até décadas podem ter se passado no planeta natal.

Isso cria uma dinâmica interessante de progressão na história, com enormes mudanças ocorrendo enquanto o protagonista e seus aliados lidam com os efeitos das suas escolhas ao longo do tempo.

EXODUS também se sobressai pela riqueza dos relacionamentos que o jogador pode desenvolver com seus companheiros de equipe, alguns dos quais podem se tornar românticos.

A interação entre os personagens será fundamental, e o drama interno de seu grupo pode gerar conflitos que precisam ser resolvidos ao longo da narrativa, trazendo uma camada adicional de profundidade emocional ao jogo.

O jogo também introduz um novo conceito: a lifestone, uma substância mista entre mineral e vegetação viva, que Juno pode usar tanto em combate quanto em exploração.

A lifestone parece ser o equivalente ao que poderíamos considerar um poder místico dentro do universo de EXODUS, um recurso que trará uma variedade de mecânicas ao jogo, ampliando suas possibilidades táticas.

Lançamento e disponibilidade

EXODUS está sendo desenvolvido em parceria com a Certain Affinity e será lançado para PC, PlayStation 5 e Xbox Series S|X.

A data de lançamento ainda não foi anunciada oficialmente, mas os desenvolvedores indicaram que não será necessário esperar muito para ver mais do jogo.

Enquanto isso, os fãs podem aproveitar o romance lançado no início deste ano ou o episódio de 15 minutos do Secret Level, disponível para streaming no Amazon Prime Video.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.